O Jornalismo Ambiental sob a ótica dos riscos climáticos

  • Eloisa Beling Loose Centro Universitário Internacional - Uninter.
  • Ilza Maria Tourinho Girardi Professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Palavras-chave: Jornalismo Ambiental, Riscos, Mudanças climáticas.

Resumo

As mudanças climáticas se tornaram uma das questões ambientais centrais na esfera pública contemporânea. Este artigo (re)pensa os pressupostos teóricos do Jornalismo Ambiental (JA) tendo em vista os estudos sobre riscos associados às alterações do clima. A partir da literatura que aborda riscos, percepção de riscos e enfrentamento, discute-se de que maneira é possível melhorar a cobertura jornalística sobre as mudanças do clima, considerando as bases epistemológicas já conhecidas sobre o jornalismo que é comprometido com o meio ambiente. Por fim, sugere-se a incorporação de novos aspectos, tais como o princípio da precaução e a ênfase na relação local-global, de modo a oferecer subsídios para o trabalho jornalístico voltado para este assunto amplo e complexo.

Biografia do Autor

Eloisa Beling Loose, Centro Universitário Internacional - Uninter.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora do Centro Universitário Internacional - Uninter.
Ilza Maria Tourinho Girardi, Professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona (2001).
Publicado
2017-07-01
Seção
Artigos Livres