Rio Olímpico: a mercantilização da cidade e o declínio do espaço público

Palavras-chave: Rio de Janeiro, Megaeventos, Espaço público, Cidade mercadoria.

Resumo

Neste trabalho, discutimos a crescente privatização dos espaços públicos na cidade do Rio de Janeiro, a reboque dos últimos megaeventos realizados na metrópole, com especial destaque para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Grandes empreendimentos privados como shopping centers, hotéis, condomínios de luxo e torres comerciais foram construídos, notadamente, na região da Barra da Tijuca. No Centro da cidade, projetos como o Porto Maravilha e o Lapa Legal tentaram valorizar determinadas localidades, antes vistas como degradadas, expulsando a população mais pobre desses lugares. A metrópole fluminense, cada vez mais, adquiriu características gentrificantes e segregadoras, resultado do desenvolvimento do capitalismo e das novas formas de produção da cidade, onde o espaço público, lugar de acesso universal e de cidadania e civilidade, tem sido loteado e substituído por territórios de caráter privado.  

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professor Associado do PPGCOM/UERJ. Doutor em Sociologia pela Sorbonne.
Roberto Vilela Elias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM/UERJ.
Publicado
2017-07-01
Seção
Artigos Livres