O Conceito de Educação Digital

Uma Revisão Sistemática

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as concepções dos sentidos dados a esse conceito em publicações acadêmicas veiculadas em periódicos científicos brasileiros, com o propósito de reunir evidências que sistematizem como esse conceito vem sendo construído, apropriado e mobilizado. Para isso, a metodologia adotada se caracteriza por revisão sistemática à luz do modelo PRISMA atualizado em 2020 com adaptações para o estudo de cunho qualitativo em questão. A partir de critérios de inclusão e exclusão, foram identificados 15 artigos que contribuíram com definições de sentido à educação digital sistematizados em quatro categorias conceituais. Como resultado, o estudo identificou a educação digital como um processo contínuo que envolve o desenvolvimento de competências e a formação tanto de docentes quanto de discentes, articulando práticas de inovação pedagógica e integração tecnológica nos ambientes educativos. Nesse contexto, destaca-se a promoção da aprendizagem colaborativa, da interatividade e da conexão em rede, aliadas à prática crítica voltada para a inclusão, a autonomia dos sujeitos e o exercício pleno da cidadania.

Publicado
2025-06-27