Literacia midiática, cidadania e enfrentamento da desinformação entre os jovens paulistanos
Resumo
A atualidade é marcada pelo avanço tecnológico e circulação intensa de mensagens no meio digital, o que, consequentemente, gera dificuldade por parte da sociedade em absorver os conteúdos relevantes frente ao intenso fluxo de desinformação. Diante disso, este artigo investiga como jovens do Ensino Médio lidam com a mídia para fomentar a formação de cidadãos críticos no combate à desordem informacional. Partindo de um protocolo teórico-metodológico considerando as habilidades necessárias à literacia midiática, foram realizadas entrevistas em profundidade com trinta e seis alunos de escolas públicas e privadas, em São Paulo, de forma a compreender a sua realidade quanto às habilidades de acesso, avaliação e criação de mídia. Como resultados, revela-se a necessidade de aprofundar o uso de mídia na escola; a valorização da checagem de informações pelos jovens; a pouca atuação para engajamento cívico nas redes sociais pelas causas que acreditam; bem como um conhecimento restrito quanto ao impacto dos algoritmos no cotidiano da sociedade.
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