O protagonismo nas redes e a aprendizagem autônoma

Resumo

Usando as metodologias bibliográfica e comparativa, este artigo objetiva discutir o novo status do leitor, relacionando-o com as principais características do universo on-line e do contexto escolar, que, hoje, precisa corresponder às demandas da cibertextualidade compreendendo o conceito de letramento sob uma perspectiva mais ampla. Nos últimos trinta anos, a Internet tem desempenhado um papel fundamental, consolidando-se como espaço amplamente democrático, o qual garante não apenas acesso, mas também protagonismo. Como resultado, demonstra-se que, além de ler, ver e interpretar palavras, sons e imagens, o leitor é incentivado a produzi-los, modificá-los e até mesmo criticá-los. Dessa forma, conclui-se que a tecnologia digital, por oferecer mais acesso ao conhecimento, exige uma nova postura da escola e do professor, os quais devem orientar a busca, a seleção e o gerenciamento das informações. Quanto ao referencial teórico, o presente estudo faz uso dos pressupostos de Lucia Santaella, Magda Soares, Luiz Antônio Marcuschi, Flora Süssekind, Hans Ulrich Gumbrecht, entre outros.

Biografia do Autor

Verônica Daniel Kobs, Uniandrade; e FUST University

Pós-Doutorado em Literatura e Intermidialidade (UFPR). Doutora em Estudos Literários, Mestre em Literatura Brasileira e Licenciada em Letras Português-Latim (também pela UFPR). Coordenadora da Pós-Graduação em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Professora de Literatura e Tecnologia Digital, disciplina que desenvolveu especialmente para o Mestrado/Doutorado em Teoria Literária da UNIANDRADE. Professora de Ciência, Tecnologia e Sociedade no Mestrado/Doutorado da Florida University of Science and Theology (FUST). Pesquisadora do Grupo Intermídias (UFMG). Crítica especializada no novo gótico e nas múltiplas formas de hipertextos e cibertextos. Editora da revista literária Scripta Alumni. Pesquisadora credenciada junto ao CNPq, com projetos sobre Literatura, Artes, Mídias e Tecnologia Digital.

Publicado
2025-06-27