O protagonismo nas redes e a aprendizagem autônoma
Resumo
Usando as metodologias bibliográfica e comparativa, este artigo objetiva discutir o novo status do leitor, relacionando-o com as principais características do universo on-line e do contexto escolar, que, hoje, precisa corresponder às demandas da cibertextualidade compreendendo o conceito de letramento sob uma perspectiva mais ampla. Nos últimos trinta anos, a Internet tem desempenhado um papel fundamental, consolidando-se como espaço amplamente democrático, o qual garante não apenas acesso, mas também protagonismo. Como resultado, demonstra-se que, além de ler, ver e interpretar palavras, sons e imagens, o leitor é incentivado a produzi-los, modificá-los e até mesmo criticá-los. Dessa forma, conclui-se que a tecnologia digital, por oferecer mais acesso ao conhecimento, exige uma nova postura da escola e do professor, os quais devem orientar a busca, a seleção e o gerenciamento das informações. Quanto ao referencial teórico, o presente estudo faz uso dos pressupostos de Lucia Santaella, Magda Soares, Luiz Antônio Marcuschi, Flora Süssekind, Hans Ulrich Gumbrecht, entre outros.
Copyright (c) 2025 INTERIN

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.