Comunicação Comunitária e Educomunicação como tecnologia mobilizadora e participação juvenil

um estudo de caso de Vozes Daqui de Parelheiros e Memórias em Rede

  • Jade Gonçalves Castilho Leite Universidade de São Paulo
  • Claudemir Edson Viana
  • Gabriel Razo da Cunha
  • Giulia Beatrice Pimentel

Resumo

O artigo apresenta as relações possíveis entre a comunicação comunitária e a educomunicação, enquanto tecnologia mobilizadora da participação cidadã, especialmente a juvenil. Por meio de um estudo de caso dos projetos Vozes Daqui de Parelheiros e Memórias em Rede, o presente trabalho busca evidenciar como ambas as práxis comunicativa e educomunicativa podem promover o diálogo e a emancipação dos sujeitos. As iniciativas realizadas em Parelheiros, São Paulo capital, e em Santos, no litoral do estado, exemplificam como comunidades periféricas, por intermédio da comunicação comunitária e da educomunicação, conseguem mobilizar seus territórios, desenvolver ecossistemas comunicativos abertos e dialógicos e, além disso, exercer sua cidadania.

Publicado
2025-06-27