O rádio ludovicense e as práticas educomunicativas socioambientais

Resumo

O trabalho descreve o dial local da Grande Ilha de São Luís e constrói uma relação entre as rádios e a cobertura da temática ambiental. É examinada a presença de pautas relacionadas a questões ecológicas e emergências climáticas, entre outras, considerando as práticas da Educomunicação Socioambiental. Os resultados revelam uma cobertura limitada e esporádica, com a maioria das emissoras abordando o tema de forma superficial ou não mencionando em absoluto. A pesquisa destaca a subutilização das plataformas de rádio para promover a conscientização ambiental, o que impacta negativamente o engajamento público com temas cruciais para o desenvolvimento sustentável, em especial na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Biografia do Autor

Jefferson Saylon Lima de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Comunicólogo e Radialista (STE-0002114/MA) com ênfase em Sonoplastia e Edição de Áudio. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Modalidade Profissional da Universidade Federal do Maranhão (PPGCOMPro/UFMA) e Bacharel em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Educomunicação e Tecnologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professor Substituto do Departamento de Comunicação Social - Curso de Rádio e TV / Audiovisual da Universidade Federal do Maranhão (DCS/UFMA). Autor do "Guia Interativo - Podcast para Organizações" (PPGCOMPro/UFMA, 2022) e coautor do livro "Vozes do Anjo: do alto-falante à Rádio Bacanga FM" (EDUFMA, 2021). Vencedor do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação 2023 como Melhor Dissertação na categoria Mestrado Profissional. Dedica-se à pesquisa nas áreas de: Estudos da Mídia, Estudos do Som, Cibercultura, Educomunicação e Tradução Audiovisual. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa em Estratégias de Comunicação (GPECOM) onde é pesquisador da Linha 01 – Processos Comunicacionais em Multimeios (COMULTI) e coordenador do projeto Mutirão Expocom. Atuante em emissoras de rádio e TV, projetos de podcast, além de desenvolver atividade freelancer como consultor, produtor, roteirista e editor de conteúdo sonoro em multimeios.

Carlos Benedito Alves da Silva Junior, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Área de pesquisa: Comunicação Organizacional, Imagem Organizacional. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade CEUMA, São Luís, MA. Graduado em Comunicação Social - Radialismo, pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Professor Adjunto I do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estratégias de Comunicação - GPECOM (CNPq/UFMA), e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Discurso, Linguagem e Memória na Amazônia (CNPq/UFPA), atuando principalmente nos seguintes temas: estudos do som, linguagem audiovisual e estudos do rádio. 

Rosinete de Jesus Silva Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada II da Universidade Federal do Maranhão. Professora do Curso de Comunicação Social - Rádio e Televisão da mesma instituição. Coordenadora do Laboratório de Rádio (2013/atual). Pós-Doutora em Comunicação e Artes pela Universidade de Aveiro. Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Teoria da Comunicação pela Universidade do Ceará - UFC. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão - Curso de Rádio e Televisão. Lider e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Estratégias na Comunicação GPECOM. Líder da linha Comunicação e Multimeios COMULTI. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Historia da Psicologia e Psicologia do esporte (GEHPPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Modalidade Profissional (PPGCOMPro) da UFMA. Tenho interesse em temas de fronteiras entre comunicação e psicologia; comunicação e cultura; educomunicação; comunicação e saúde; redes e plataforma digitais ; audiovisual; gênero. Site de produção técnica https://www.radiohibrida.ufma.br/.

Jorge Leandro Martins Sousa

Graduado em Comunicação Social - Rádio e Televisão pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Técnico de Áudio do Laboratório de Rádio da UFMA e Integrante do Grupo de Pesquisa em Estratégias de Comunicação (GPECOM). Interesse nas áreas de Comunicação e Videogames; Comunicação e Acessibilidade. E-mail: leandro.jorge@discente.ufma.br

Publicado
2025-06-27