Regimes de interação no YouTube

uma análise sociossemiótica das práticas interacionais dos comentários da Univesp TV

  • Carlos Henrique Sabino Caldas UEMG
  • Priscila Kalinke da Silva UEMG
  • Luiz Antonio Feliciano UEMG
  • Levi Henrique Merenciano UEMG

Resumo

O objetivo deste trabalho foi examinar as práticas interacionais de videoaulas nas plataformas tecnológicas de ensino digital no YouTube. O corpus de pesquisa foi definido pelo vídeo mais popular da Univesp TV no YouTube e analisado por meio do arcabouço teórico da sociossemiótica. Como resultado, observaram-se que o enunciador desenvolve estratégias de interação como um espaço para publicização dos seus conteúdos, porém, a interação encontra comentários e respostas de comentários que saem da programação. Essas interações demonstram nos modos de fruição que o regime de acidente ocorre, pois os interatores comentam a partir de expectativas e gostos relativos ao engajamento dos hábitos da sala de aula ou do conteúdo das aulas.

Biografia do Autor

Priscila Kalinke da Silva, UEMG

Doutora em Comunicação pela UMESP, é docente do Departamento de Letras, Linguística, Comunicação e Artes – Curso de Publicidade e Propaganda da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). É membro do Grupo de Pesquisa do e-PUBLICC (Publicização, Comunicação e Cultura) da UEMG, e-mail: priscila.kalinke@uemg.br.

Luiz Antonio Feliciano, UEMG

Doutor em Educação pela UNICAMP, é docente do Departamento de Letras, Linguística, Comunicação e Artes – Curso de Publicidade e Propaganda da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). É membro líder do Grupo de Pesquisa do e-PUBLICC (Publicização, Comunicação e Cultura) da UEMG, e-mail: luiz.feliciano@uemg.br.

Levi Henrique Merenciano, UEMG

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, é docente do Departamento de Letras da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Unidade Divinópolis. É membro do Grupo de Estudos audiovisuais GEA e membro do e-PUBLICC, grupo de pesquisa da UEMG Unidade Frutal, e-mail: levi.merenciano@uemg.br.

Publicado
2025-06-27