Expansão transmídia educativa e TikTok no curso de Publicidade e Propaganda

práticas de um projeto de extensão com o filme O auto da compadecida

Resumo

Na contemporaneidade, a produção de vídeos tornou-se comum com o fácil acesso a dispositivos móveis. Nesse cenário, destaca-se o projeto de extensão Plug in, do curso de Publicidade e Propaganda da Furb (Universidade Regional de Blumenau), de Blumenau/SC, em execução desde 2001, que tem produzido vídeos para redes sociais digitais a partir de tecnologias acessíveis. O objetivo desta pesquisa é analisar vídeos educativos do TikTok, produzidos por integrantes do projeto, como forma de expansão transmídia. A pesquisa documental e qualitativa focou em vídeos baseados no filme O auto da compadecida (2000, Guel Arraes), produzidos no 2º semestre de 2024. Os resultados apontam para a presença de características de expansão transmídia como ferramenta educacional, enriquecendo o aprendizado dos acadêmicos e incentivando a criatividade na adaptação de mensagens para diversos meios.

Biografia do Autor

Rafael José Bona, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP). Docente da Universidade Regional de Blumenau e da Universidade do Vale do Itajaí.

Publicado
2025-06-27