Expansão transmídia educativa e TikTok no curso de Publicidade e Propaganda
práticas de um projeto de extensão com o filme O auto da compadecida
Resumo
Na contemporaneidade, a produção de vídeos tornou-se comum com o fácil acesso a dispositivos móveis. Nesse cenário, destaca-se o projeto de extensão Plug in, do curso de Publicidade e Propaganda da Furb (Universidade Regional de Blumenau), de Blumenau/SC, em execução desde 2001, que tem produzido vídeos para redes sociais digitais a partir de tecnologias acessíveis. O objetivo desta pesquisa é analisar vídeos educativos do TikTok, produzidos por integrantes do projeto, como forma de expansão transmídia. A pesquisa documental e qualitativa focou em vídeos baseados no filme O auto da compadecida (2000, Guel Arraes), produzidos no 2º semestre de 2024. Os resultados apontam para a presença de características de expansão transmídia como ferramenta educacional, enriquecendo o aprendizado dos acadêmicos e incentivando a criatividade na adaptação de mensagens para diversos meios.
Copyright (c) 2025 INTERIN

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.