Alegoria de fronteira, prática política e canções em portunhol
Resumen
O texto registra o propósito de compreender as relações entre mídias e sentimento de pertença supracional na região platina, com enfoque no desempenho do sistema sul-brasileiro. A música da fronteira Brasil-Uruguai expressa em portunhol manifesta certa inadequação ou incômodo no que se refere à identidade e pertencimento cultural. A proximidade fronteiriça, compartilhada entre brasileiros e uruguaios, permite a percepção de uma realidade transnacional, engendrada em conflitos sociais, políticos e econômicos, que são parte da constituição das fronteiras nacionais, mas que não estão contemplados nos complexos efeitos de sentido amparados por estruturas de significação situadas nos Estados nacionais e que com eles podem litigar.
Derechos de autor 2024 INTERIN

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.