Cartografia Aural
uma estratégia pedagógica de escuta
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma estratégia pedagógica de escuta a qual denomino como Cartografia Aural, esta seria um tipo de Cartografia Sonora, porém voltada a construção de mapas sonoros por diversos processos de escuta. Apresento alguns conceitos de práticas sonoras que estão envolvidos nesta estratégia, como as caminhadas sonoras, gravações de campos e a própria cartografia sonora, para depois apresentar o método utilizado na execução desta cartografia dentro dos cursos de Cinema e Audiovisual e Artes Visuais da XXXX. A Cartografia Aural como meio pedagógico propicia relações de alteridade, abrindo espaço para o diálogo, para trocas coletivas e para a escuta sensível de si, da(o) outra(o) e de seus lugares. É uma prática colaborativa, de compartilhamento, reflexão e transformação.
Copyright (c) 2024 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.