A Escola de Frankfurt na Teoria da Comunicação

um estudo das apropriações e ausências nos livros-texto publicados entre 1967 e 2018

  • Luís Mauro de Sá Martino

Resumo

Nas proximidades do ano em que o Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt completa cem anos de sua fundação, quais são as inscrições de seu pensamento nas Teorias da Comunicação? Este texto delineia alguns aspectos da presença da Escola de Frankfurt na Teoria da Comunicação, tomando como ponto de partida o exame dos 37 livros publicados com esse título entre 1967 e 2018. A análise desses livros sugere três principais dimensões desse processo: (1) o discurso frankfurtiano, embora em circulação desde o final dos anos 1960, só é incorporado no fim dos anos 1990 aos livros de Teoria da Comunicação; (2) essa presença se dá, marcadamente, a partir do conceito de “Indústria Cultural”, de Adorno e Horkheimer; (3) em menor escala, há a presença de Benjamin, na noção de “aura”, e da ideia de “esfera pública”, de Habermas. Esses pontos são pensados a partir do ensino e da epistemologia da Comunicação.

Biografia do Autor

Luís Mauro de Sá Martino

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Brasil. Atualmente é professor na Faculdade Cásper Líbero, Brasil. E-mail: lmsamartino@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5099-1741

Publicado
2024-06-25