Séries brasileiras na Netflix: o cronotopo da distopia em “Onisciente”

Resumo

O artigo analisa as relações espácio-temporais que enformam a construção discursiva da ficção distópica Onisciente (Netflix, 2020). Analisamos os espaços da Cidade da série com base no conceito de cronotopo de Bakhtin (2003; 2010), enquanto dimensão formal e temática. Martin-Barbero (1998; 2008) e Certeau (2007) embasam ainda as reflexões acerca do espaço da cidade e Terentowicz-Fotyga (2018) e Barros (2011) contribuem para a discussão de aspectos das cidades distópicas. A análise dos cronotopos da série evidencia visões de mundo, ideias e conceitos marcados pelas oposições entre o indivíduo e o Estado, o privado e o público, o dentro e o fora, e os signos de verdadeiro e falso, como na questão da segurança e infalibilidade do sistema que controla a Cidade.  

Biografia do Autor

Maria Cristina Palma Mungioli, Universidade de São Paulo

Professora Livre-Docente do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Líder do grupo de pesquisa GELiDis - Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação - CNPq/ECA-USP. Coordenadora do GT22: Estudos de Televisão e Streaming, da Associação Latino-Americana de Investigadores de Ciências da Comunicação - ALAIC. Editora adjunta da Revista Latino-Americana de Ciências da Comunicação. 

Flavia Suzue de Mesquita Ikeda, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Ciências da Comunicação (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e mestra em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Graduada em Comunicação Social, Jornalismo (Universidade Católica de Pernambuco) e especialista em Roteiro para Cinema e Televisão (Universidade Estácio de Sá). É pesquisadora do GELiDis (CNPq/ECA-USP) e se dedica aos estudos de narrativas, discursos e linguagens, com especial interesse em ficção seriada para televisão (broadcast, TV paga e streaming), além de regulação e mercado da produção audiovisual independente.

Publicado
2023-06-25