Os audiobooks sentimentais em streaming e a cultura da gratuidade no Spotify e no Youtube

Resumo

A gratuidade, viabilizada e expandida na contemporaneidade por meio das plataformas de streaming, é uma estratégia comum adotada pelo mercado editorial com o intuito de fidelizar leitores e alavancar vendas. No entanto, essa prática, paradoxalmente, tem proporcionado uma demanda cada vez maior pela pirataria, o que interfere drasticamente nos lucros desse mercado. Neste contexto, indaga-se: como entender a constituição do valor da propriedade intelectual quando o uso do streaming deixa de ser apenas um instrumento de acesso de livros de usufruto das editoras, passando a ser incorporado, pelos fãs de audiobooks de amor, como a base de processos que rompem com as premissas das leis autorais? Assim, essa pesquisa objetiva analisar os distintos usos da cultura da gratuidade para os audiobooks sentimentais, acessados via streaming, em duas plataformas: o Spotify e YouTube. 

Biografia do Autor

Roberta Manuela Barros de Andrade, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e especialização em Docência à Distância pela Universidade de Fortaleza (2011). É Pós Doutorada em Sociologia e Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2017-2018). Atualmente, é professora Associada II da Universidade Estadual do Ceará. É professora do Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS- UECE).Tem experiência na área de Comunicação e Sociologia, atuando, principalmente, na área de Sociologia da Cultura, Sociologia da Literatura e Sociologia da Comunicação de Massa. É Coordenadora do Laboratório de Cultura, Consumo e Mídia (LABCCOM) do Curso de Ciências Sociais da UECE. https://orcid.org/0000-0001-8918-2186

Publicado
2023-06-25