Os anéis do poder nas adaptações seriadas do streaming, reconhecimento e percepção sensível

Resumo

Na sociedade em rede, o desenvolvimento de produtos midiáticos se vale das tendências mensuradas pelas empresas de mídia. É assim que as plataformas de streaming, como meio de produção, circulação e consumo de bens simbólicos, formatam séries audiovisuais com grande engajamento do público. Este artigo tensiona tais estratégias com a percepção sensível dos espectadores e fala da midiatização da sociedade e de experiências de reconhecimento a partir de séries de ficção adaptadas, que acionam disputas estéticas e políticas, como é o caso da questão de raça, aqui trazida em breve análise da série O senhor dos anéis: os anéis de poder.

Palavras-chave: plataformas de streaming; séries adaptadas; experiência estética; reconhecimento e alteridade

Biografia do Autor

Laan Mendes de Barros, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Jornalista e editor, possui graduação e licenciatura em Educação Artística e Artes Plásticas pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1978), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado na Université Stendhal - Grenoble 3, na França (2008). Atualmente é professor e pesquisador da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - FAAC-UNESP, com atuação na Graduação e Pós-Graduação. É professor permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP (Mestrado e Doutorado). Na educação superior atua no ensino e na pesquisa em Comunicação Social, com ênfase em Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa, trabalhando principalmente com os seguintes temas: epistemologia e teoria da comunicação, comunicação e cultura, comunicação e experiência estética e música e mídia.

Bernardo Fontaniello, UNESP

Doutorando em Comunicação pelo PPGCom da FAAC/UNESP. Professor substituto de Laboratório em Jornalismo Sonoro na UNESP de Bauru. Mestre em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Bauru. Foi bolsista de Mestrado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Graduado em 2017 no curso de Comunicação Social - Jornalismo também pela FAAC/UNESP de Bauru.

Publicado
2023-06-25