Projetos em televisão e rádio: experiências em jornalismo audiovisual na Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as experiências didáticas de duas disciplinas de audiovisual, CJE 0533 – Projetos em Televisão e CJE 0532 – Projetos em Rádio, oferecidas no Curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). O programa dessas disciplinas visa a capacitar os alunos para executar todo o processo de produção de programas jornalísticos para televisão, rádio e plataformas digitais, com a possibilidade de realizar produtos autorais em diversos gêneros e formatos e a sua divulgação em canais da universidade, como a Rádio USP, e externos, como a TV Cultura, e em outros espaços digitais. Neste contexto, observa-se a importância da qualidade da produção universitária em jornalismo audiovisual, antes e durante a pandemia da Covid-19, por meio dos projetos de ensino Produção seriada jornalística audiovisual e Universidade 93,7.

Biografia do Autor

Luciano Victor Barros Maluly, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Estadual de Londrina (1995), Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Doutorado em Ciências da Comunicação (2002) e Livre-Docência (2016), ambos pela Universidade de São Paulo, além de Pós-Doutorado na Universidade do Minho, em Portugal (2011). Atua como professor e pesquisador na Universidade de São Paulo (USP), com experiência na área de Comunicação, com ênfase em radiojornalismo e jornalismo esportivo.

Monica de Fátima Rodrigues Nunes Vieira, Universidade de São Paulo/Docente

Professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo, junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Como pesquisadora, tem interesse na produção de programas audiovisuais voltados ao âmbito cultural e as relações entre produção televisiva, cultura, telejornalismo e artes. Desde 2013, desenvolve o projeto de pesquisa voltado à análise da oferta de programas culturais produzidos e transmitidos por emissoras televisivas brasileiras. É responsável pela disciplina teórico-prática "Projetos em Televisão" que possibilita a prática jornalística audiovisual em atividades baseadas em projetos (http://www.usp.br/cje/projetosemtelevisao/) e, atualmente, é coordenadora de dois projetos de extensão no segmento audiovisual e alfabetização jornalística.

Publicado
2021-12-28
Seção
Artigos Livres