Formulações teóricas realistas na obra de Joaquim Pedro de Andrade
Resumo
O artigo objetiva ressaltar o caráter realista das formulações teóricas encontradas nas primeiras obras de Joaquim Pedro de Andrade, tanto em seus filmes de ficção como em seus documentários. Tal investigação sege os pressupostos da Teoria de Cineastas e, para efeitos de balizamento teórico realista no cinema, são considerados fundamentalmente os tradicionais conceitos de André Bazin e Siegfried Kracauer. Considera-se, por fim, que as obras iniciais do cineasta apontam para um realismo duplo, tanto do conteúdo quanto da forma, e que podem ser consideradas enquanto formulações teóricas fílmicas. Desta forma, são tomados para as análises os filmes Garrincha, Alegria do Povo (1963) e O Padre e a Moça (1966).
Publicado
2021-07-22
Seção
Artigos Livres
Copyright (c) 2021 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.