Marketing de conteúdo e setor alimentício: apropriações do mercado em tempos de pandemia do novo coronavírus

Resumen

Este artigo tem por objetivo refletir eticamente sobre ações de marketing de conteúdo realizadas por empresas do setor alimentício durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para tanto, é conduzida uma pesquisa bibliográfica de forma a situar o marketing de conteúdo no contexto das transformações no cenário midiático e na publicidade; e apresentar conceituações dessa estratégia comunicacional, que tem por foco oferecer conteúdo relevante e útil aos consumidores, diferenciando-se dos tradicionais anúncios publicitários. Além disso, é realizada uma pesquisa de caráter exploratório para levantamento de exemplos de ações. Percebe-se, no atual período de crise, uma ênfase no apelo emocional e uma maior utilização do marketing de conteúdo, o que ofusca o caráter mercadológico, configurando-se, assim, como um problema ético e demandando investimento em regulações específicas.

Biografía del autor/a

Fernanda Ferreira de Abreu, Universidade Federal Fluminense

Profesora adjunta del Departamento de Comunicación Social (GCO) de la Universidad Federal Fluminense (UFF). Doctorado en Antropología Social (UFRJ). Máster en Ciencias del Arte (UFF). Graduada en Comunicación Social - Publicidad y Propaganda (UFF). Miembro del Grupo de Investigación ESC: Ética en la Sociedad del Consumidor (UFF / CNPq).

Publicado
2020-12-26
Sección
Artigos Livres