Persuasion Through Visual Metaphors:

an Analysis of Non-photographic Resources in Environmental Documentaries

  • Priscila Muniz de Medeiros
  • Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o status de um tipo específico de imagens (não fotográficas) como uma ferramenta persuasiva em filmes documentais, especificamente através de sua capacidade de construir metáforas visuais. Além disso, buscamos entender a construção dos sentidos nesses elementos e sua conexão interdiscursiva/intericônica com o que chamamos de formação discursiva (FD) da agricultura anti-industrial. Nosso objeto empírico de análise são os documentários que exploram a questão da agricultura industrial sob uma perspectiva ambiental. O corpus de pesquisa é composto por quatro filmes: Food, Inc. e OGM OMG, dos EUA, O veneno está na mesa2, do Brasil e Bientôt dans vos assiettes, da França. Através de nossa análise, mostramos como elementos não fotográficos podem expandir as possibilidades de representação e construção de significado para o documentário e o discurso ambiental. Nosso artigo também apontou que algumas dessas metáforas visuais e multimodais foram empregadas para superar a dificuldade de representar problemas ambientais invisíveis, como a toxicidade de agroquímicos.

Publicado
2019-12-06
Seção
Dossiê Temático