Persuasion Through Visual Metaphors:
an Analysis of Non-photographic Resources in Environmental Documentaries
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o status de um tipo específico de imagens (não fotográficas) como uma ferramenta persuasiva em filmes documentais, especificamente através de sua capacidade de construir metáforas visuais. Além disso, buscamos entender a construção dos sentidos nesses elementos e sua conexão interdiscursiva/intericônica com o que chamamos de formação discursiva (FD) da agricultura anti-industrial. Nosso objeto empírico de análise são os documentários que exploram a questão da agricultura industrial sob uma perspectiva ambiental. O corpus de pesquisa é composto por quatro filmes: Food, Inc. e OGM OMG, dos EUA, O veneno está na mesa2, do Brasil e Bientôt dans vos assiettes, da França. Através de nossa análise, mostramos como elementos não fotográficos podem expandir as possibilidades de representação e construção de significado para o documentário e o discurso ambiental. Nosso artigo também apontou que algumas dessas metáforas visuais e multimodais foram empregadas para superar a dificuldade de representar problemas ambientais invisíveis, como a toxicidade de agroquímicos.
Copyright (c) 2019 INTERIN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.