Estudos de Recepção: possível deslocamento para uma epistemologia das interações

  • Maria Ângela Mattos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Rafael Fonseca Drumond Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Ellen Joyce Marques Barros Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Max Emiliano Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
Palavras-chave: Estudos de Recepção, Epistemologia das Mediações, Epistemologia das Interações Comunicacionais e/ou Midiatizadas, Deslocamentos das Mediações às Interações, Mudança no Estatuto do Receptor.

Resumo

Este artigo tematiza a possível emergência de uma epistemologia das interações nos estudos de recepção, a partir das matrizes teóricas brasileira e latino-americana. Nessa medida, indagamos sobre os deslocamentos sócio-culturais, técnicos e epistemológicos que estão rearticulando as fronteiras entre produtores e receptores. O estatuto do receptor é pensado em face das disposições técnico-midiáticas contemporâneas, inauguradas com as novas mídias. Assim, problematizamos: quais os deslocamentos provocados pela epistemologia interacional no legado da tradição culturalista que fundamenta as teorias das mediações?

Biografia do Autor

Maria Ângela Mattos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Minas; Coordenadora da metapesquisa "A construção do capital teórico sobre os processos de interação midiatizada nos artigos científicos apresentados nos encontros anuais da  Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) durante a primeira década de 2000", financiada pela Fapemig; Supervisora do Centro de Pesquisa em Comunicação (Cepec) da PUC Minas; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Campo comunicacional e suas interfaces
Rafael Fonseca Drumond, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Minas. Bolsista FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).
Ellen Joyce Marques Barros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Minas.
Max Emiliano Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq
Publicado
2016-06-02
Seção
Dossiê Temático