Mitchell Showing seeing: a critique of visual culture - Tradução de Rubens Portella

  • W. J. T. Mitchell

Abstract

Este ensaio tenta mapear as questões principais em torno dos estudos visuais como uma formação acadêmica emergente, bem como um conceito teórico ou objeto de pesquisa e ensino. Depois do levantamento de algumas das resistências enfrentadas pelos estudos visuais em áreas como história da arte, estética e estudos de mídia e da indicação de que os estudos visuais fazem as vezes de ‘suplemento perigoso’ a estas áreas, o ensaio se volta à discussão de algumas das maiores idéias pré-concebidas que parecem ser fundadoras tanto de considerações positivas quanto negativas acerca dos estudos visuais. Estas idéias pré-concebidas ou mitos incluem as noções de desmaterialização da imagem e a eliminação das fronteiras entre arte e não-arte ou dos meios verbais e não-verbais. Elas também incluem idéias como a de que não pode haver tal coisa como os ‘meios visuais’, distintamente. Os interesses políticos da crítica iconoclasta (e.g. a invalidação dos ‘regimes escópicos’) são também questionados e uma alternativa estratégica (Nietzcheana) de ‘auscultar os ídolos’ é proposta. O ensaio conclui com a descrição de estratégias pedagógicas no ensino da cultura visual, centrada em um exercício que o autor chama de “mostrar o ver”.
Published
2016-06-02
Section
Artigos Livres