A história da consolidação da imprensa do interior no contexto da Belle Époque Paulista

  • Paula Melani Rocha
  • Gabriela Zauith
Palavras-chave: História do jornalismo, Jornalismo impresso, Contexto histórico, Belle Époque Paulista, Interior do estado de São Paulo.

Resumo

No cenário da Belle Époque Paulista, durante o ciclo do café, consolida-se a imprensa no interior paulista. A região nordeste do estado se destacou economicamente no cenário nacional. Surgiram mais de 50 jornais e foi neste contexto que alguns impressos despontaram na região administrativa de Ribeirão Preto com perfil mais profissional e com um maior número de jornalistas atuando nos veículos. O objetivo desta reflexão é analisar a trajetória da consolidação do jornalismo nesta região, suas características e o contexto histórico. A metodologia usada é pesquisa bibliográfica e documental. O referencial teórico fundamenta-se no materialismo histórico. Os resultados mostram: uma imprensa de caráter opinativo; a região não se despontou como um centro de referência do jornalismo; e a imprensa não se desenvolveu como empresa de comunicação nos moldes da sociedade capitalista.

Biografia do Autor

Paula Melani Rocha
professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pesquisadora-colaboradora do Labjor/UNICAMP. Pós-doutora em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa (Porto-Portugal). Mestre edoutora em Sociologia pela UFSCar. Líder do grupo de pesquisa “O conhecimento no Jornalismo (Labjor-Unicamp/FAPESP). Email: pmrocha@uepg.br
Gabriela Zauith
Professora de Jornalismo das Faculdades COC (Ribeirão Preto), mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integrante do grupo de pesquisa “O conhecimento no Jornalismo” (Labjor-Unicamp/FAPESP. E-mail: gabizau@terra.com.br.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres