Avenida Brasil: estratégias narrativas e efeitos estéticos

  • Sandra Fischer Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
  • Geraldo Carlos do Nascimento ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES (ECA/USP) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
Palavras-chave: telenovela brasileira, narrativa e personagens, Avenida Brasil.

Resumo

Este artigo discute estratégias e procedimentos narrativos responsáveis por inovações estéticas apresentadas pela telenovela Avenida Brasil (2012, João Emanuel Carneiro; Rede Globo de Televisão, Brasil). O estudo ocupa-se das inter-relações que permeiam a produção ficcional na televisão e o panorama cultural, político e socioeconômico em que se assenta a realidade do Brasil contemporâneo. A análise concentra-se em alterações de ritmo narrativo e transformações topológicas que promoveram desestabilizações, subversões e consequentes modificações nos papéis tradicionais; e nas articulações diegéticas de uma multiplicidade de núcleos interconectados e representativos da ascensão de uma nova classe média no país.

Biografia do Autor

Sandra Fischer, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); pós-doutora pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
Geraldo Carlos do Nascimento, ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES (ECA/USP) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres