"Anyone can play guitar": dos gestos à experiência com o Radiohead

  • Jorge Cardoso Filho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Programa de Pos-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA.
Palavras-chave: Performance, Experiência, Radiohead, Gestos, Rock

Resumo

O Rock pode ser reconhecido por gestos, movimentos corporais e rituais característicos que integram um determinado padrão de conduta, para aqueles que dele fazem uma experiência. Essas gestualidades, contudo, guardam um potencial inventivo e poético, fruto de uma forma-força que pode ampliar e reorganizar o gênero. Nesse artigo, analiso tal fenômeno a partir do uso de shows, músicas e imagens da banda Radiohead como objetos de estudo, demonstrando gestos e movimentos corporais associados ao gênero musical Rock bem como as potencialidade estéticas e rituais derivados da experiência e da performance.

Biografia do Autor

Jorge Cardoso Filho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Programa de Pos-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA.
Doutor em Comunicação, UFMG. Professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras, UFRB e do Programa de Pos-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA.
Publicado
2016-06-02
Seção
Dossiê Temático