Mídia e Movimento Hip-Hop: Uma Relação Pautada Por Tensões e Conflitos

  • Camila da Silva Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosane Rosa Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Hip-hop, Música, Movimento Social, Mídia, Periferia.

Resumo

Buscamos refletir sobre tensões que envolvem a relação entre mídia hegemônica e cultura hip-hop, em uma perspectiva de movimento social que denuncia, através da música, opressões e injustiças sociais existentes nos guetos urbanos. Teoricamente, apoiar-nos-emos em Alain Touraine, que também serve de base metodológica para a análise empírica no momento das entrevistas. Concluímos que, apesar de existirem correntes relativamente divergentes dentro do próprio movimento, a relação com a mídia, mesmo que conturbada e não consensual, acaba ocorrendo como forma de potencializar um discurso de dissenso frente à ordem social estabelecida.

Biografia do Autor

Camila da Silva Marques, Universidade Federal de Santa Maria
Doutoranda em Comunicação midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Comunicação Midiática, linha Mídia e Identidades Contemporâneas, pela Universidade Federal de Santa Maria (20013). Pesquisadora de Moda, Música, Audiovisual, Culturas urbanas e Identidades. Especialista em Comunicação e Projetos de Mídia pelo Centro Universitário Franciscano (2009). Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Experiência na área de Comunicação e Moda, com ênfase em Comunicação e Cultura, Moda e Comunicação, Produção de moda e Figurino. Atuação em projetos de Moda e Empreendedorismo, Audiovisual (cinema e televisão) e Mercado Fonográfico.
Rosane Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Profa. Dra. do Depto de Ciências da Comunicação
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática
Programa de Pós-graduação Tecnologias Educacionais em RedeUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMAssoc. Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em EducomunicaçãoABPeducom http://www.abpeducom.org.br/

Publicado
2016-06-02
Seção
Dossiê Temático