Mídia e Movimento Hip-Hop: Uma Relação Pautada Por Tensões e Conflitos

  • Camila da Silva Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosane Rosa Universidade Federal de Santa Maria

Abstract

Buscamos refletir sobre tensões que envolvem a relação entre mídia hegemônica e cultura hip-hop, em uma perspectiva de movimento social que denuncia, através da música, opressões e injustiças sociais existentes nos guetos urbanos. Teoricamente, apoiar-nos-emos em Alain Touraine, que também serve de base metodológica para a análise empírica no momento das entrevistas. Concluímos que, apesar de existirem correntes relativamente divergentes dentro do próprio movimento, a relação com a mídia, mesmo que conturbada e não consensual, acaba ocorrendo como forma de potencializar um discurso de dissenso frente à ordem social estabelecida.

Author Biographies

Camila da Silva Marques, Universidade Federal de Santa Maria
Doutoranda em Comunicação midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Comunicação Midiática, linha Mídia e Identidades Contemporâneas, pela Universidade Federal de Santa Maria (20013). Pesquisadora de Moda, Música, Audiovisual, Culturas urbanas e Identidades. Especialista em Comunicação e Projetos de Mídia pelo Centro Universitário Franciscano (2009). Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Experiência na área de Comunicação e Moda, com ênfase em Comunicação e Cultura, Moda e Comunicação, Produção de moda e Figurino. Atuação em projetos de Moda e Empreendedorismo, Audiovisual (cinema e televisão) e Mercado Fonográfico.
Rosane Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Profa. Dra. do Depto de Ciências da Comunicação
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática
Programa de Pós-graduação Tecnologias Educacionais em RedeUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMAssoc. Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em EducomunicaçãoABPeducom http://www.abpeducom.org.br/

Published
2016-06-02
Section
Dossiê Temático