Comunicação e censura no mundo do trabalho

  • Claudia Nonato Universidade de São Paulo
  • Roseli Fígaro Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Comunicação, Censura, Mundo do trabalho, Palavra proibida, CPCT

Resumo

Este artigo propõe discutir a censura à comunicação no mundo do trabalho. Problematiza, a partir da retomada de aspectos relativos à organização racional dos processos de trabalho, tanto do modelo Taylorista/fordista quanto do modelo da polivalência e da flexibilização, o conceito de comunicação subentendido por esses modelos, questionando a sua utilização. Para enriquecer a análise, são utilizadas falas de trabalhadores, tomadas por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT- ECA/USP), em pesquisas realizadas sobre a comunicação no mundo do trabalho. Como conclusões iniciais, demonstra que a palavra proibida ou controlada é normatividade da organização empresarial para o domínio do trabalho.

Biografia do Autor

Claudia Nonato, Universidade de São Paulo
Jornalista e doutoranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É professora de Comunicação Social (Jornalismo) da FIAM-FAAM e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP).
Roseli Fígaro, Universidade de São Paulo
Professora Livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho; pesquisadora do Núcleo de Pesquisa da USP Comunicação e Censura e do Grupo de Pesquisa do Arquivo Miroel Silveira.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres