Da UNESCO para a educ ação não formal: repercuss ões no con texto brasileiro

  • Ana Lucia Ferreira da Silva Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa cujo foco é a educação não formal e a participação da sociedade civil. O objetivo é explicitar repercussões das orientações da UNESCO para a referida modalidade no Brasil a partir de 1990. A investigação é realizada por meio da análise de documentos
produzidos e divulgados pela UNESCO e outros organismos internacionais no período delimitado. A participação da sociedade civil em ações educativasnão formais é estratégia para o enfrentamento da questão social, do combate à pobreza e para a resolução de diferentes problemas sociais.

Palavras-chave: Educação não formal; Sociedade civil; UNESCO; Brasil.

Biografia do Autor

Ana Lucia Ferreira da Silva, Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999). É professora assistente, atuando no curso de Pedagogia, Área de Políticas e Gestão da Educação, na Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, tendo trabalhado com crianças e adolescentes em situação de risco, em projeto socioeducativo no município de Londrina e também como coordenadora pedagógica em uma associação sem fins lucrativos. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/SP).

Referências

BANCO MUNDIAL. Prioridades y estratégias para la educación. Estúdio sectorial. Versão preliminar. Washington D.C.: Departamento de Educación e Políticas Sociales, mayo 1995.

BEHRING, Elaine Rossetti. BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL. Programa Mais Educação: passo a passo. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009.

_____. Presidência da República. MARE. Câmara de Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho. Brasília, DF: MARE, 1995.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF; MEC: UNESCO, 1999.

DISKIN, Lia; ROIZMAN, Laura Gorresio. Paz, como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro, UNESCO, Associação Palas Athena, 2002.

EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. O combate à pobreza nas políticas educativas do séc. XXI. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra, set. 2004.

FAURE, Edgar. Aprender a ser. São Paulo: Livraria Bertrand/Difusão Européia do Livro, 1972.

LAUGLO, Jon. Crítica às prioridades e estratégias do Banco Mundial para a educação. Cadernos de Pesquisa, n. 100, p. 10-38, mar. 1997.

NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e serviço social. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

NEVES, Lucia Maria Wanderley Neves. A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

UGÁ, Vivian Dominguez. A categoria “pobreza” nas formulações de política social do Banco Mundial. Revista de Sociologia Política, Curitiba, PR, v. ?, n.23, p. 55-62, 2004.

UNESCO. OREALC. Simpósio Regional sobre formas innovadoras de articulación que promueven la viculacion entre la educacion formal y no-formal em el marco del proyecto principal. Santo Domingo, República Dominicana:OREALC, 1982.

_____. Declaração mundial sobre educação para todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia: CEPAL/UNESCO, 1990.

_____. Fórum Mundial de Educação. Quadro de ação mundial de educação para todos. Comissão Nacional de Educação para todos. Dakar: UNESCO, 2000.

_____. UNESCO no Brasil: consolidando compromissos. Brasília: UNESCO,

_____. Informe de seguimiento de la EPT en el mundo. 2006. Educación para todos: la alfabetización, un factor vital. Paris: UNESCO, 2006.

_____. Informe de seguimiento de la EPT en el mundo. 2007. Bases sólidas: atención y educación de la primera infância. Paris: UNESCO, 2007a.

_____. Otra manera de aprender... estúdios de caso. Paris: UNESCO, 2007b.

_____. Relatório de monitoramento de educação para todos. Brasil 2008: Educação para todos em 2015; alcançaremos a meta? Brasília, DF: UNESCO, 2008a.

_____. Abrindo Espaços: educação e cultura da paz. 4. ed. revisada. Brasília, DF: UNESCO, dez. 2008b.

UNESCO. OEA. Relatório do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos – Comissão de Segurança Hemisférica. 1999. Disponível em:
. Acessado em: 25 ago. 2008.

VIRIATO, Edaguimar Orquizas. Estado, política educacional e o terceiro setor. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, Maringá, PR, 2004.
Publicado
2011-11-15
Como Citar
DA SILVA, A. L. Da UNESCO para a educ ação não formal: repercuss ões no con texto brasileiro. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 14, p. 130-151, 15 nov. 2011.