Escolha e formação do diretor escolar

  • Vitor Henrique Paro Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Resumo

Este artigo constitui pequeno fragmento da investigação realizada, no período de março de 2007 a fevereiro de 2010, a qual buscou estudar as dimensões e a viabilidade de uma estrutura da escola fundamental compatível com a educação entendida como prática democrática. O trabalho de campo,
de natureza qualitativa, realizou-se durante o ano letivo de 2008, em escola pública estadual, com oferta de ensino fundamental da primeira à quarta série, localizada no município de São Paulo, SP. O relatório final da pesquisa (PARO, 2010) contém os resultados completos da investigação, que envolveu o tratamento de uma multiplicidade de temas suscitados pela adoção de um conceito amplo de “estrutura total da escola” (CÂNDIDO,
1974, p. 107). Certamente as questões relativas ao papel e às funções dos dirigentes escolares estiveram bastante presentes no tratamento do objeto de estudo, entre elas aquelas relacionadas ao provimento e à formação do
diretor. Sem a pretensão de encaminhar soluções para os problemas que eles evocam, estes dois temas são tratados aqui apenas com a intenção de contribuir em alguma medida para estimular a reflexão e as discussões em torno do assunto.

Biografia do Autor

Vitor Henrique Paro, Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Vitor Henrique Paro possui mestrado em Educação pela USP, doutorado em Educação pela PUC-SP e livre-docência em Educação pela USP. Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor titular na PUC-SP. Atualmente é professor titular (Colaborador Sênior) da Faculdade de Educação da USP, onde exerce a pesquisa, a docência e a orientação de discípulos em nível de pós-graduação. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae). Atua na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais e Administração de Unidades Educativas. É autor, entre outros, dos seguintes livros: Administração escolar: introdução crítica, Gestão democrática da escola pública, Por dentro da escola pública, Reprovação escolar: renúncia à educação, Educação como exercício do poder, Crítica da estrutura da escola e Diretor escolar: educador ou gerente

Referências

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo.4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

CALAÇA, Celina Ferreira. Eleição de diretor de escola e gestão democrática: um estudo de caso. São Paulo, 1993. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1993.

CÂNDIDO, Antônio. A estrutura da escola. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice M. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. 6. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1974. p. 107-128.

CASTRO, Marta Luz Sisson de & WERLE, Flávia Obino Corrêa. Eleições de diretores: reflexões e questionamento de uma experiência. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 3, p. 103- 112, jan./jun. 1991.

CASTRO, Marta Luz Sisson de et al. Eleição de diretores: a experiência do Estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Administração da Educação, Brasília, ANPAE, v. 7, n. 1 e 2, p. 80-102, jan./dez. 1991.

DOURADO, Luís Fernandes. Democratização da escola: eleições de diretores, um caminho? Goiânia, 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade
de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 1990.

HEEMANN, Eliana Barbosa & PUCCI, Francisco César de Luca. A eleição dos diretores das escolas estaduais do Paraná e seus efeitos na vida da escola. Curitiba, UFPar, 1986.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl. Goiânia: Alternativa, 2004.
OLIVEIRA, Ana Angélica Rodrigues de. Eleição para diretores e a gestão democrática da escola pública. São Paulo: Alfa-Omega, 1996.

PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1995.

PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.

PARO, Vitor Henrique. Reprovação escolar: renúncia à educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. 2. ed. rev. São Paulo: Xamã, 2003.

PARO, Vitor Henrique. Formação de gestores escolares: a atualidade de José Querino Ribeiro. Educação & Sociedade. Campinas, v. 30, n. 107, p. 125- 139, jan./abr. 2009.

PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e educação como prática democrática. São Paulo: Feusp, 2010. 179 p. Relatório de Pesquisa.

RIBEIRO, José Querino. Ensaio de uma teoria da administração escolar. São Paulo: FFCL/USP, 1952. (Administração escolar e educação comparada;
boletim 158)

RIBEIRO, José Querino. Fayolismo na administração das escolas públicas. São Paulo: Linotechnica, 1938

ZABOT, Nircélio. Eleições diretas para diretor: reedição de experiência democrática abre caminho para novas conquistas na escola pública. In: PARANÁ. Secretaria da Educação. Eleições diretas para diretor das escolas
da rede estadual de ensino. [Curitiba]: 1985.

ZABOT, Nircélio. Eleições para diretores escolares; uma importante conquista democrática. Revista Brasileira de Administração da Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 88-91, jan./jun. 1984.
Publicado
2011-11-15
Como Citar
PARO, V. Escolha e formação do diretor escolar. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 14, p. 36-50, 15 nov. 2011.