O Trabalho Docente no Contexto da Política de Gestão Democrática no Estado do Ceará/Br

  • Vagna Brito de Lima Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Resumo

O presente estudo tem por objetivo discutir o trabalho docente, no contexto da política de gestão democrática, nas escolas públicas estaduais cearenses no período de 2007 a 2010. A pesquisa conta com uma bibliografia associada ao trabalho de campo, através de entrevista semiestruturada com professores de duas escolas pertencentes a uma das vinte e uma regionais, e tomou como base os autores KRAWCZYK, 2003, OLIVEIRA, 2004, 2009; LEITÃO, 2010; VIEIRA, 2002. Segmenta-se em introdução; contextualização da temática; análise da relação entre Estado, democracia e gestão democrática; abordagem sobre a precarização do trabalho docente no atual projeto educacional, finalizando com as considerações suscitadas no decorrer do estudo. Conclui-se que as políticas educacionais que se materializam na educação brasileira correspondem ao modelo societal em andamento no Estado brasileiro desde a década de 1990, com evidentes desdobramentos na política educacional local, sob o discurso da descentralização.

Biografia do Autor

Vagna Brito de Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na área de concentração de História e Política da Educação. Graduada em História (UVA), possui especialização em Gestão Escolar (UDESC) e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (UVA). Professora da rede pública estadual de ensino no Ceará.

Referências

BRASIL. Constituição Federal Brasileira, São Paulo: Atlas, 1988.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, nº 9.394/96, de 20 de dezembro. 1. ed. atual. Fortaleza/CE: Sec. Educação Básica, 1997.
BASTOS, J. B. (Org.). Gestão democrática. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A,
2002. CEARÁ. Governo do Estado do Ceará. Disponível em:. Acesso em 8 de julho de 2011.
______. Lei 12.861/98. Disponível em:. Acesso em 10 de julho de 2010.
______. Lei 13.513/04. Disponível tramitando/lei/13513.htm>. Acesso em 10 de julho de 2010.
______. Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Disponível em: . Acesso em 22 de maio de 2011.
______. Seplag/Ipece. Carvalho, Eveline Barbosa Silva et al. A Pobreza o
Ceará: O tamanho do desafio e uma proposta. Disponível em:. Acesso em 4 de dezembro de 2010.
______. Secretaria da Educação (SEDUC). Disponível em: . Acesso em 14 de julho de 2011.
KRAWCZYK, N. R.; VIEIRA, V. L. A Reforma Educacional na América Latina nos anos 1990: uma perspectiva histórico-sociológica. São Paulo: Xamã, 2008.
______. A Construção Social das Políticas Educacionais no Brasil e na América Latina. In: KRAWCZYK, Nora; CAMPOS, Maria Malta; HADDAD, Sérgio. (Orgs.). O cenário Educacional Latino-americano no Limiar do Século XXI − Reformas em debate. Campinas − SP: Autores Associados, 2000.
LEITÃO, E. M. D. Política Educacional do Ceará em Questão: Avaliação das
formas discursivas. Campinas, SP: Arte Escrita, 2010.
MEDEIROS. A. C. C. GPR no Ceará: Práticas de gestão em busca de resultados. Disponível em: _%20CONSAD/paineis_III_congresso_consad/painel_14/gpr_no_ceara_
pratica_de_gestao_em_busca_de_resultados.pdf>. Acesso em 9 de julho de 2011.
OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão Democrática da Educação: Desafios
contemporâneos. Petrópolis − RJ: Vozes, 2009.
______. Reestruturação do Trabalho Docente: Precarização e flexibilização. Educação Sociedade. Campinas, vol. 25, nº 89, p. 1.127-1.144, set./dez. 2004. Disponível em .
Acesso em 6 de dezembro de 2010.
PAULINI, L. M. “O projeto neoliberal para o Estado brasileiro: gênese, crise, alternativas”. In: LIMA, J. C. F.; NEVES, L. M. W. (Org.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/EPSJV, 2006.
VIEIRA, S. L. História da Educação no Ceará: Sobre promessas, fatos e feitos. Fortaleza − CE: Edições Demócrito Rocha, 2002.
______. Gestão, Avaliação e Sucesso Escolar: Recortes da Trajetória Cearense. Estudos Avançados 21 (60), 2007. Disponível em: . Acesso em 18 de junho de 2010.
Como Citar
LIMA, V. O Trabalho Docente no Contexto da Política de Gestão Democrática no Estado do Ceará/Br. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 18, p. 37-52, 11.