O Trabalho Docente no Contexto da Política de Gestão Democrática no Estado do Ceará/Br

  • Vagna Brito de Lima Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Resumo

O presente estudo tem por objetivo discutir o trabalho docente, no contexto da política de gestão democrática, nas escolas públicas estaduais cearenses no período de 2007 a 2010. A pesquisa conta com uma bibliografia associada ao trabalho de campo, através de entrevista semiestruturada com professores de duas escolas pertencentes a uma das vinte e uma regionais, e tomou como base os autores KRAWCZYK, 2003, OLIVEIRA, 2004, 2009; LEITÃO, 2010; VIEIRA, 2002. Segmenta-se em introdução; contextualização da temática; análise da relação entre Estado, democracia e gestão democrática; abordagem sobre a precarização do trabalho docente no atual projeto educacional, finalizando com as considerações suscitadas no decorrer do estudo. Conclui-se que as políticas educacionais que se materializam na educação brasileira correspondem ao modelo societal em andamento no Estado brasileiro desde a década de 1990, com evidentes desdobramentos na política educacional local, sob o discurso da descentralização.

Biografia do Autor

Vagna Brito de Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na área de concentração de História e Política da Educação. Graduada em História (UVA), possui especialização em Gestão Escolar (UDESC) e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (UVA). Professora da rede pública estadual de ensino no Ceará.

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