Editorial

  • Daniel Vieira da Silva Atualmente é professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste / UNICENTRO-PR, leciona em cursos de especialização e formação continuada, além de atuar como colaborador do Centro de Estudos da Atividade Humana Movimento consciência pelo corpo / Curitiba.
  • Geyso Germinari Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), atuando na graduação na disciplina Estágio Supervisionado em História, e no pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade.

Resumo

Esta publicação Cadernos de Pesquisa, volume 6, número 14,
apresenta uma coletânea de 12 textos que se propõem a discutir diversas temáticas viculadas à Educação em seus vários níveis. Neste sentido, encontramos no artigo de abertura desta publicação, as contribuições do Dr. Carlos V. Estevão, professor da Universidade do Minho, Portugal, o qual, entendendo a educação numa perspectiva cosmopolítica, analisa a “pluridimensionalidade da justiça, suas articulações com diferentes concepções de Estado e com os vários modos de interpretar os direitos humanos e a democracia”.

Biografia do Autor

Daniel Vieira da Silva, Atualmente é professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste / UNICENTRO-PR, leciona em cursos de especialização e formação continuada, além de atuar como colaborador do Centro de Estudos da Atividade Humana Movimento consciência pelo corpo / Curitiba.
Doutor em Educação ? TRABALHO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA -, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (2007), mestre em Educação ? PRÁTICAS PEDAGÓGICAS -,pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (2002), Pedagogo (UTP - 2000), PsicomOTRICISTA (CCT- CURITIBA, 1986), Titular da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (SBP- 019/94). Possui formação complementar em Psicomotricidade Relacional (AECR ? Barcelona, 1993), Analise Corporal da Relação (SIAC ? França, 1997), Abordagem Terapêutica Sistêmica e Terapia de Energia ? Abordagem Corporal de Base Bioenergética (NPC - Curitiba, 1987). Autor, dentre outros textos, dos livros "A Psicomotricidade como prática social: uma análise de sua inserção como elemento pedagógico nas creches oficiais de Curitiba (1986-1994)", "Educação Psicomotora" e "Ludicidade e Psicomotricidade". Atualmente é professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste / UNICENTRO-PR, leciona em cursos de especialização e formação continuada, além de atuar como colaborador do Centro de Estudos da Atividade Humana ? Movimento consciência pelo corpo / Curitiba. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil; Educação do Campo; Educação Psicomotora; Corpo, Educação, Tecnologia e Trabalho; Política e Gestão da Educação, Fundamentos da Educação e Metodologia da Pesquisa.
Geyso Germinari, Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), atuando na graduação na disciplina Estágio Supervisionado em História, e no pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade.
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, 2001 (Bolsa Capes), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), atuando na graduação na disciplina Estágio Supervisionado em História, e no pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Na UNICENTRO também foi vice-chefe do Departamento de História, campus Irati e coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEHIS). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), articulado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, didática da história, ensino e aprendizagem, formação de professores, arquivos e ensino de história e consciência histórica e identidade.
Publicado
2011-12-15
Como Citar
DA SILVA, D.; GERMINARI, G. Editorial. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 6, n. 14, p. 11-13, 15 dez. 2011.