Panorama da Abordagem Ambiental dos Cursos do Centro Tecnológico de uma Instituição de Ensino Superior Catarinense

  • Maria Luíza Gesser da Silveira Centro Universitário Municipal de São José - USJ.
  • Marisa Nilson Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Resumo

Em 1.999 passou a vigorar a Lei nº 9.795, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, que afirma que a educação ambiental deve estar presente nos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, e englobar todos os níveis de educação. O objetivo da pesquisa, de natureza descritiva, análise documental e abordagem qualitativa, é verificar a evidenciação da disponibilidade de disciplinas com abordagem ambiental na estrutura curricular dos cursos oferecidos pelo Centro Tecnológico de uma Instituição de Ensino Superior Catarinense. Como resultado verificou-se que mais de 50% da amostra apresentou menos de cinco pontos percentuais de sua estrutura curricular voltado a disciplinas com abordagem ambiental. Os cursos com menor percentual de horas-aula com enfoque ambiental foram Sistema de Informação e Engenharia Eletrônica, que tiveram seus currículos atuais elaborados em 2.011 e 2.009, depois da Lei 9.795/1.999, e que, portanto, deveriam estar adequados ao que é exigido pela Lei. O curso que apresentou melhor resultado foi Engenharia Sanitária e Ambiental, com 54,96% de seu currículo abordando temas ambientais, no entanto, este resultado é esperado considerado que se trata de um curso específico sobre o assunto.


Palavras-chave: Ensino Superior. Cursos Centro Tecnológico. Abordagem
Ambiental.

Biografia do Autor

Maria Luíza Gesser da Silveira, Centro Universitário Municipal de São José - USJ.
É mestre em Contabilidade com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Possui graduação em Ciências Contábeis também pela UFSC (2012) e é Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC (2014). Atua como Controller na Liderança Serviços; e como professora no Centro Universitário Municipal de São José - USJ
Marisa Nilson, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Contabilidade pela UFSC e Especialista em Gestão da Cadeia Logística Empresarial pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC - SC. Graduada em Ciências Contábeis pela UFSC. Experiência profissional em cadeia de suprimentos e gestão de custos logísticos.

 
Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). 

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Publicado
2017-12-15
Como Citar
DA SILVEIRA, M. L.; NILSON, M.; PFITSCHER, E. Panorama da Abordagem Ambiental dos Cursos do Centro Tecnológico de uma Instituição de Ensino Superior Catarinense. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 32, p. 169-191, 15 dez. 2017.