Infância e Filosofia da Educação no contexto da modernidade

  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
  • Jacqueline Carrilho Eichenberger Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Resumo

Presenciamos, nos contextos atuais, de certo modo, a legitimação da concepção de infância de corte moderno, se tomarmos por referência os inúmeros manuais de filosofia e de educação que são produzidos. De um modo geral, está intrínseca nesses manuais a ideia recorrente de infância como sinônimo de pureza e inocência. A maioria dos autores, que aponta para essa concepção metafísica de infância, desconsidera um conjunto de amplas implicações “nas formas de vida” que dão sustentação à da racionalidade moderna. O presente texto tem a pretensão de apresentar como alguns filósofos modernos relacionaram-se com a temática infância aproximando-a da concepção de subjetividade. Também, o texto descreve as possíveis decorrências nas concepções contemporâneas de infância presenciadas em diferentes contextos educativos. Trata-se de uma síntese
de estudos realizados no processo de doutoramento que emergem agora com uma compreensão mais alargada sobre a temática.
Palavras-chave: Infância. Subjetividade. Afeto.

Biografia do Autor

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2008 com ênfase em Filosofia e Educação. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Líder do Grupo de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental e Popular- (GEFEAP); Tem experiência na área de Filosofia da Educação, atuando no Ensino Superior, principalmente nos seguintes temas: Fundamentos Filosóficos da Educação Ambiental; Hermenêutica e Educação Ambiental; Epistemologia da Educação Popular Ambiental ;Epistemologia nas Pesquisas em Educação e Infância e Subjetividade. Foi Coordenador das Licenciaturas da UNIPAMPA (COORLICEN). Atualmente é Professor Associado, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental - PPGEA-FURG, atuando como Professor e Pesquisador no Instituto de Educação e nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU/FURG); Educação Ambiental (PPGEA/ FURG); Editor chefe da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - REMEA. (Qualis CAPES B1) Coordena o Programa de Extensão de Auxílio Ao Ingresso aos Ensino Técnico e Superior - PAIETS - (classificado no PROEXT 2015-2016 3 º Lugar Nacional) Tutor do Programa de Educação Tutorial PET- Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos. Realiza palestras para Professores da Educação Básica nas redes de Ensino Público. Revisor de importantes Periódicos no campo da Educação. Foi Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da FURG 01/2013 - 10/ 2016. Coordenador do Fórum dos Pró Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis - FONAPRACE Regional em 2014. Autor da Ecologia Cosmocena - Teoria no Campo dos Fundamentos da EA. Realizou trabalho encomendado em Educação Ambiental na Anped Sul em 2014 e 2016. Atuação junto ao Cnpq como docente no Programa de Pós Graduação In Company pelo Consórcio Sul nas Disciplinas de Filosofia da Ciência, Metodologia da Pesquisa em Educação e Teorias da Educação de 2011 a 2015. Integra a Rede Sul Americana de Educação Ambiental - REASUL, a Comissão Estadual do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, a Comissão Científica do Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA, do IX EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (Minas) e Comissão de Livros e Revistas do XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA - Curitiba. Parcerias Internacionais com Acordo de Cooperação com Ministério da Educação da Nicarágua MINED e Universidade de Guadalajara - México.
Jacqueline Carrilho Eichenberger, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental/PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Doutoranda na modalidade Sanduich no Departamento de Teoria da Educación, Historia da Educación e Pedagoxía Social da Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. Mestre em Educação Ambiental. Graduada em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília. É gestora de Conflitos em Direitos Humanos pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos - SNDH/Governo Federal. Gestora em Educação Ambiental/Ministério da Educação - MEC/Ministério do Meio Ambiente/MMA. Pesquisa a Filosofia da Educação, sobretudo da educação ambiental partindo da filosofia Hermenêutica para a compreensão das sociedades humanas contemporâneas. Pesquisa a Filosofia do século XX com enfase na filosofia de Heidegger e de sua contribuição estética e existencial na compreensão das relações entre ser humano e natureza. Atuou como técnica executora de projetos de gestão ambiental na Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pará. Coordenou projetos de construção de agenda 21 local no Sul do Brasil e projetos voltados a Ecologia Politica com comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas na região amazônica/PA. Encontra-se vinculada a dois grupos de pesquisa que são eles: Grupo de Estudos de Fundamentos da Educação Ambiental e Popular/FURG e Grupo de Estudos da Complexidade - GEC/ junto a Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Brasil. Atualmente encontra-se vinculada ao Grupo de Investigacion, Pedagoxia Social e Educación Ambiental - SEPA junto a Universidad de Santiago de Compostela - Espanha. Membro Editorial da Revista de Educação Ambiental/REMEA/PPGEA/FURG.

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Publicado
2018-03-05
Como Citar
PEREIRA, V.; EICHENBERGER, J. Infância e Filosofia da Educação no contexto da modernidade. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 22, p. 206- 228, 5 mar. 2018.