Formação Continuada Didático-Pedagógica no Contexto da Docência Universitária: o que dizem as pesquisas da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) no Período de 2005 a 2015

  • Renata da Costa Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

Na intenção de conhecer o que vem sendo pesquisado sobre formação continuada didático-pedagógica no contexto da docência universitária, realizamos uma pesquisa do tipo estado do conhecimento nos GTs 4, 8 e 11 da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) no período de 2005 à 2015. A organização e análise do material coletado nos GTs da ANPEd se deu de acordo com a proposta de Bardin (2002), obedecendo às três fases da análise: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Os achados revelam que ainda são poucas as pesquisas que se debruçam sobre esse objeto. Com as leituras dos trabalhos publicados nos GTs da ANPEd, pudemos perceber que as pesquisas são unânimes quando se referem à importância da formação pedagógica para o professor universitário, no entanto, também apontam para a necessidade de ainda se avançar muito na questão da formação continuada didático-pedagógica, enquanto uma política consolidada e que faça parte da realidade cotidiana da docência universitária.

Palavras-chave: ANPEd. Docência universitária. Estado do conhecimento. Formação continuada didático-pedagógica.

Biografia do Autor

Renata da Costa Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Doutoranda em Educação pelo Núcleo de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Educação pelo mesmo núcleo (2012). Graduada em Pedagogia também pela UFPE (2009). Atualmente desenvolve pesquisa sobre a formação continuada didático-pedagógica do professor(a) universitário(a), com ênfase nas representações sociais e identidade profissional docente. Tem desenvolvido trabalhos na área da educação infantil, com ênfase na linguagem das artes.
Maria da Conceição Carrilho de Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) , doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal (2004), Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Atua no Programa de PósGraduação em Educação como pesquisadora da Linha de Pesquisa em Formação de Professores e Prática Pedagógica e na Graduação do Curso de Pedagogia e das Licenciaturas Diversas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Coord Pedagogica, Planeamento Educacional, Organização da Educação Escolar Brasileira, Pesquisa e Prática Pedagógica atuando principalmente nos seguintes temas: formação de Professores , identidade e profissionalização docente, Docência no Ensino Superior e com a Teoria das Representações Sociais. Membro do Núcleo de Formação Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE - NUFOPE. Editora chefe da Revista de Administração Educacional do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da UFPE

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Publicado
2017-10-26