Trabalho do Professor e Saberes Docentes

  • Marciele Stiegler Ribas Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Sueli Pereira Donato Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo

A obra – Trabalho do professor e saberes docentes –, organizada pelas pesquisadoras Romilda Teodora Ens, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau e Marilda Aparecida Behrens, faz parte da Coleção Educação: Teoria e Prática, da Editora Champagnat, e está na segunda edição. O livro aborda estudos e pesquisas desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e também de outras instituições de nível superior no âmbito nacional e internacional, sobre a temática proposta. O livro, resultado de discussões de autores nacionais e internacionais, divide-se em três partes, que compõem 13 capítulos. O objetivo da obra é apresentar as pesquisas realizadas pelos autores, a fim de contribuir tanto para a formação, quanto para o trabalho do professor.

Biografia do Autor

Marciele Stiegler Ribas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), processo de seleção -2014. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Especialista em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela PUCPR (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Membro dos grupos de pesquisa: Políticas de Formação de Professores e Representações Sociais- POFORS ; Políticas Públicas e Formação de Professores. Desenvolve pesquisas com ênfase nas políticas educacionais, formação de professores e direitos humanos no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Bolsista CAPES/FA.
Sueli Pereira Donato, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014-2017), Bolsista CAPES/PUCPR. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Bolsista CAPES. Graduada em Pedagogia pela PUCPR (2010). Bolsista do Programa de Iniciação Cientifica - PIBIC/CNPq, em pesquisas desenvolvidas em conjunto ao CIERS-ed/FCC ? PUCPR, 2009 e 2010. Premiada em 2010 na XVIII SEMIC ? Seminário de Iniciação Científica, PUCPR com participação na JNIC da 63° Reunião Anual da SBPC (Goiânia-GO), com o artigo intitulado Políticas de formação de professores e representações do professor formador sobre o trabalho docente. Atualmente é Professora da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa: Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS), atuando na linha de pesquisa sobre Políticas de Formação de Professores, Formação Inicial, Profissionalização, Profissionalidade Docente e Representações Sociais.

 

Referências

Trabalho do professor e saberes docentes –, organizada
pelas pesquisadoras Romilda Teodora Ens, Dilmeire Sant’Anna
Ramos Vosgerau e Marilda Aparecida Behrens, faz parte da Coleção
Educação: Teoria e Prática, da Editora Champagnat, e está na
segunda edição.
Publicado
2013-09-09
Como Citar
RIBAS, M.; DONATO, S. Trabalho do Professor e Saberes Docentes. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 331-336, 9 set. 2013.