A ideia de Aluno Veiculada nos Textos Sobre Educação: Um Estudo Entre Tradições, Memórias e Representações
Resumo
Este artigo trata acerca das ideias sobre alunos da escola pública, formuladas por pais e professores na contemporaneidade. Para tanto, recorreu-se, no
ano de 2013, à base de dados SciELO na busca por textos que abordassem temáticas relacionadas a dizeres sobre o aluno e circunscritos no campo da Teoria das Representações Sociais (TRS). Os artigos selecionados foram analisados considerando o que apresentavam sobre o conceito de aluno, com o intuito de compreender como esses discursos podem interferir nas representações sociais do aprendiz acerca de si mesmo e do espaço escolar. A base para a tessitura das conclusões aqui apresentadas reside na triangulação entre elementos advindos da tradição, da memória e da história
que reverberam, cotidianamente, na forma como compreendemos o aluno e a dinâmica do espaço escolar e de seus atores, aliados a aspectos da TRS. Essa discussão foi construída na confluência de duas ações desenvolvidas
no Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual de Londrina: a participação na disciplina História, Memória e Tradição: a Escola como Lugar de Pesquisa e a realização da pesquisa que resultou na dissertação intitulada Representações sociais de alunos da rede pública estadual de ensino sobre escola, escola pública e escola particular, finalizada no ano de 2015. Os resultados indicam que os discursos e as representações sobre os alunos
são carregados de preconceitos e discriminações e que as permanências de certos rituais na escola contribuem para o fortalecendo de tais ideias.
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