A Pedagogia Social como Processo de Ressocialização

  • Elisangela Rodrigues de Souza Pedagoga pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO. Grupo de pesquisas MovCampo, desde 2013 até o presente momento.
  • Gessica Hiara Curi da Cruz Pesquisa na área de Currículo e educação do campo, participa do Grupo de Estudo Movecampo na Universidade Estadual do Centro-Oeste.
  • Vanessa Elisabete Raue Rodrigues Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo e participa dos Grupos História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR e Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil da Universidade do Centro Oeste. É Coordenadora Geral do Pólo Regional de Guarapuava do Estado do Paraná do Comitê de Educação em Direitos Humanos e Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos. Atua como Docente Colaboradora da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO no Departamento de Pedagogia e no curso de Especialização em Intervenção Sociocultural em Contextos Escolares e Não escolares e Libras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

Resumo

A educação é direito constitucional no Brasil. Ao longo da história da educação, algumas implicações internacionais tiveram espaço na legislação brasileira, inclusive ao que se refere a educação dos sujeitos privados de liberdade. Durante a consolidação da democracia brasileira, o desenvolvimento do país se deu em premissas de cunho liberal, positivista e neoliberal, por formas até autoritária garantindo direitos para a burguesia nacional e excluindo as classes econômicas desfavorecidas. Foi neste contexto que nasceu a constituição e outras normativas brasileiras, inclusive em relação ao sistema educacional do país. Entendendo a marginalização como resultado deste processo, nos propusemos em analisar a legislação que envolve a educação no contexto prisional pautada na Pedagogia Social, para verificar as possibilidades e limites da realização da educação como processo de ressocialização. Realizamos estudos bibliográficos que embasam a Pedagogia Social, e análise histórica de documentos norteadores da legislação. O resultado da pesquisa demonstra que há possibilidades de reinserção social a partir da pedagogia social, amenizando os efeitos da marginalização constituída pelo sistema capitalista.

Biografia do Autor

Elisangela Rodrigues de Souza, Pedagoga pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO. Grupo de pesquisas MovCampo, desde 2013 até o presente momento.
Pedagoga pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO. Participei de Programa Institucional de Iniciação Científica nos anos de 2014 e 2015, modalidade voluntário; Programa de Iniciação a Docência PIBID- de outubro de 2013 a fevereiro de 2014, e novamente de março de 2014 a abril de 2015. Além destes participo do grupo de pesquisas MovCampo, desde 2013 até o presente momento. Interesso-me por pesquisas na área de gestão, políticas e psicologia. Os trabalhos apresentados até o momento foram na área de Educação do Campo, com análise do Projeto Político Pedagógico das Escolas Itinerantes; do Complexo de estudos, que é um documento norteador da prática pedagógica para as EI do Paraná; e a concepção de desenvolvimento e aprendizagem a partir de Vygotsky presente nestes documentos.(Texto informado pelo autor)
Gessica Hiara Curi da Cruz, Pesquisa na área de Currículo e educação do campo, participa do Grupo de Estudo Movecampo na Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Graduada em Pedagogia: docência e gestão educacional, pela Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO. Pesquisa na área de Currículo e educação do campo, participa do Grupo de Estudo Movecampo na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área da educação básica, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID (CNPq) no ano de 2014. Posteriormente, entre 2014 e 2015, participou como bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).
Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo e participa dos Grupos História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR e Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil da Universidade do Centro Oeste. É Coordenadora Geral do Pólo Regional de Guarapuava do Estado do Paraná do Comitê de Educação em Direitos Humanos e Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos. Atua como Docente Colaboradora da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO no Departamento de Pedagogia e no curso de Especialização em Intervenção Sociocultural em Contextos Escolares e Não escolares e Libras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (2001), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Centro Oeste ? UNICENTRO (2003), Mestre em Educação (2015) e Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo e participa dos Grupos História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR e Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil da Universidade do Centro Oeste. Foi Coordenadora Pedagógica da Penitenciária Industrial de Guarapuava e do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, assumindo também as funções de Vice direção e Conselheira Disciplinar desta última instituição prisional. Foi colaboradora dos Cadernos do Departamento Penitenciário do Paraná, especificamente nas Práticas de Tratamento Penal nas Unidades Prisionais do Paraná. É Coordenadora Geral do Pólo Regional de Guarapuava do Estado do Paraná do Comitê de Educação em Direitos Humanos e Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos ? Nova Visão instalada no Complexo Penitenciário de Guarapuava Pr além de atuar como Docente Colaboradora da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO no Departamento de Pedagogia e no curso de Especialização em Intervenção Sociocultural em Contextos Escolares e Não escolares e Libras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

 

Referências

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Publicado
2017-06-02
Como Citar
DE SOUZA, E.; DA CRUZ, G. H.; RODRIGUES, V. A Pedagogia Social como Processo de Ressocialização. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 12, n. 30, p. 111-128, 2 jun. 2017.