Bases Epistemológicas e Implicações para Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática em Sala de Aula

  • Tiago Emanuel Klüber Unioeste
  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro-Oeste

Resumo

Considerando a escassez de estudos e discussões sobre bases epistemológicas que orientem a prática da Modelagem Matemática em sala de aula, esse ensaio desenvolve-se sob a questão: Que implicações para a prática da Modelagem Matemática em Educação Matemática decorrem de distintas bases epistemológicas? São apresentados aspectos que podem favorecer a compreensão de algumas dessas bases, as quais implicam olhares distintos sobre as práticas de Modelagem Matemática neste âmbito. A postura de investigação adotada se afina com a Fenomenologia-Hermenêutica. As interpretações explicitadas apontam que do reconhecimento de distintas bases epistemológicas emergem distintas práticas de Modelagem.

Biografia do Autor

Tiago Emanuel Klüber, Unioeste
Possui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia, Compôs o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Campus Cascavel, entre 2013 e 2016, passando a colaborador em 2017. Compõe o corpo docente permanente do Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Campus Foz do Iguaçu, desde a sua criação em 2014.Membro e vice-coordenador (2012-2015 e 2015-2018) do GT-10 Modelagem Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM. Coordenador da implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste, nível de mestrado e doutorado (CAPES, nota 4, 2017), campus Cascavel e está atuando na função de coordenador especial deste mesmo programa.
Dionísio Burak, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1973), mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atualmente é rt-20 da Universidade Estadual de Ponta Grossa e professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, educação matemática, ensino e aprendizagem e ensino de matemática. Pós-Doutorado (2010) - Universidade Federal do Pará- orientadora Profª Drª Rosália Maria Ribeiro de Aragão.

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Publicado
2013-12-30
Como Citar
KLÜBER, T. E.; BURAK, D. Bases Epistemológicas e Implicações para Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática em Sala de Aula. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 278-294, 30 dez. 2013.