Políticas de Formação Docente no Brasil: o Curso de Educação Integral e Integrada na UFSC (2009-2010)

  • Ana Cláudia de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Clarícia Otto Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

As políticas educacionais brasileiras têm suscitado debates em torno da ampliação da permanência diária do aluno na escola e das funções desta Instituição na educação e na inserção dos indivíduos na sociedade. Neste artigo, objetiva-se apresentar uma experiência de como se vem dando a formação continuada de professores da educação básica, com vistas ao trabalho educativo em tempo integral e considerando os indivíduos envolvidos neste processo como seres holísticos, que devem ser respeitados e considerados em suas mais diversas dimensões. Assim, apresenta-se, sucintamente, o Curso de Educação Integral e Integrada, ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina, na modalidade a distância, entre 2009 e 2010, segundo edital 01, de abril de 2008 (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação).

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Linguística (2004), na área de concentração Psicolinguística, com pós-doutoramento (2006) pela mesma IES. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa NEL - Núcleo de Estudos em Leitura e do Grupo de Pesquisa PAMEDUC - Patrimônio, Memória e Educação, ambos da UFSC . Desenvolve pesquisas sobre leitura, cognição e ensino, abarcando também o processo de alfabetização e formação de professores. Foi subcoordenadora do Curso de Pedagogia da UFSC entre 2014 e 2015.
Clarícia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e Pós-Graduação (Doutorado) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisou os projetos de educação escolarizada veiculados por meio das escolas étnicas italianas e paroquiais no Estado de Santa Catarina. É professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSC, credenciada no Mestrado e no Doutorado. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa "Patrimônio, Memória e Educação " (PAMEDUC) desde 2010, passando a assumir a função de líder do Grupo em 2016. Foi coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia da UFSC entre 2014 e 2015. Áreas de pesquisa e atuação: História da Educação, História Local e Regional, Livro Didático, Memória e Patrimônio, Teoria e Metodologia da História e do seu ensino, Campo Religioso e Educação, a História ensinada, incluindo os primeiros anos de escolarização.

Referências

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução: Mauro W. Barbosa. 6. ed.
São Paulo: Perspectiva, 2009. BRANDÃO, Z. Escola de tempo integral e cidadania escolar. Em aberto, Brasília,
v.22, n. 80, abr. 2009, p.97-108.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível
em: .
Acesso em: 19 fev. 2012.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394/96. Disponível
em: . Acesso em: 19 fev.
2012.
CAVALIERE, A. M. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral.
Em aberto, Brasília, v.22, n.80, abr. 2009, p.51-63.
COMARELLA, R. L. Educação superior a distância: evasão discente. 2009.
146f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) –
Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade
Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: br/wp-content/uploads/2010/06/Rafaela-Lunardi-Comarella.pdf.> Acesso em:
23 fev. 2012.
FARIAS, A. da C. A presença no ensino a distância: o designer instrucional no
curso de aperfeiçoamento em educação integral e integrada. In: SOUZA, A. C.;
OTTO, C.; FARIAS, A. da C. (Org.). A escola contemporânea: uma necessária
reinvenção. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2011. p.277-286.
GUARÁ, I. M. Educação e desenvolvimento integral: articulando saberes na
escola e além da escola. Em aberto, Brasília, v.22, n.80, abr. 2009, p.65-81.
GUIA do tutor. Curso de aperfeiçoamento em educação integral e integrada.
Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
MOLL, J. Caderno educação integral: Série Mais Educação. Brasília: MEC/
SECAD, 2008.
PROJETO do Curso de Educação Integral e Integrada da UFSC. Florianópolis,
2009.
RELATÓRIO Final do Curso de Educação Integral e Integrada da UFSC.
Florianópolis, 2011.
SOUZA, A. C.; OTTO, C.; FARIAS, A. da C. (Org.). A escola contemporânea:
uma necessária reinvenção. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2011.
Publicado
2013-12-30