Centenário do Nascimento Do Prof. Lauro Esmanhoto: História de uma Vida que Continua Viva na Adminstração da Educação no Paraná e no Brasil

  • Naura Syria Carapeto Ferreira Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

Neste ano de 2013 comemora-se o centenário do nascimento do Professor paranaense Lauro Esmanhoto, exemplo de educador que forma pela palavra e pela ação. Este artigo que decorre de uma pesquisa sobre a vida e a obra do Professor Dr. Lauro Esmanhoto, professor, em todos os níveis de ensino, administrador e o precursor da Administração da Educação e Educação Comparada no Estado do Paraná e no Brasil. Objetiva, a partir de fontes primárias e secundárias, trazer à luz a história de vida de um educador que construiu vidas e muita vida promoveu nas “lutas” que ensejou no seu “dia a dia” de professor, político e gestor da educação. Educador “por natureza”, dedicou toda a sua vida ao ensino, à educação e à luta política em prol da educação de qualidade para todos. exemplo de vida profissional, em todas as dimensões da vida, que necessita ser conhecida, pela relevante contribuição que deu à Curitiba, ao Paraná, à educação brasileira e à sociedade humana, como educador, radialista, administrador da educação e político que lutou pelas causas da educação com convicção e pioneirismo. Portanto, mais do que uma necessidade histórica,este trabalho constitui-se numa necessidade de evidenciar, através da investigação histórica, a história de uma vida que muitos exemplos deixou e que muitas vidas marcou.

Biografia do Autor

Naura Syria Carapeto Ferreira, Universidade Tuiuti do Paraná
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas/RS (1967), mestrado em Educação - Área de Concentração Currículo pela Universidade Federal do Paraná (1980) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor (aposentada) da Universidade Federal do Paraná, professor titular da Universidade Tuiuti do Paraná, sócia da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE, sócia fundadora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação - ANPED, sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE, sócia fundadora do Centro de Estudos Educação e Sociedade, sócia da ANPAE ? Associação Nacional de Política e Administração da Educação, sócia da Associação de Professores da Universidade Federal do Paraná/SIND-ANDES, sócia da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação ? SPCE, sócia da AFIRSE - Portugal ? Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en. Education. Fundadora da Seção Estadual da ANPAE/ Paraná da qual foi diretora por 4 anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas públicas e gestão da educação atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática da educação, políticas de formação de profissionais da educação, cidadania, formação humana, políticas públicas e administração da educação.

Referências

ARROYO, M. Ofício de Mestre: Imagens e auto-imagens. Petrópolis-RJ: Vozes,
2001.
CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA. Livro de Leis Municipais n. 01, Leis 001
a 142, Curitiba, 1948.CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA. Livro de Leis Municipais n.02, Leis 143
a 238 - vol.1, Curitiba/PR,1949.
CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA. Livro de Leis Municipais n.03 Leis 239 a
30. Curitiba/PR, 1950.
CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA. Levantamento das Legislaturas e
Vereadores (1947-2000), Curitiba/PR, maio, 1999.
CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria Crítica de la enseñansa. Barcelona: Martins
Roca, 1988.
ESMANHOTO, L. Entrevista realizada pelos Professores Evaldo Montiani
Ferreira e Maria Dativa de Salles Gonçalves. Curitiba, 1999.
FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.;
FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da
Saúde/Departamento de Recursos Humanos, pp. 17-34. 1988.
FONTES SELECIONADAS de arquivos organizados pelas filhas Rita Esmanhoto
e Maria do Pilar Esmanhoto.
GOETHE, J. W. O Fausto. Lisboa: Guimarães Editora, 1973.
Câmara de Vereadores de Curitiba. Livros de Leis 1947,1948 e 1950.
Curitiba:
IANNI, O. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
1995.
IANNI, O. “O cidadão do mundo” In: LOMBARDI, J.; SAVIANI, D.; SANFELICE,
J. Capitalismo, trabalho e educação. Campinas/SP: Editora Autores Associados,
HISTEDBR, 2002.
SAVIANI, D. Educação:do senso comum à consciência filosófica. São Paulo:
Cortez Editora, 1980.
SEEC III MILÊNIO – Série Gente Nossa – Educação. Capa e Contracapa.
In: Apostila de Matemática, Química e Biologia. Extensivo 8B. Curitiba:
Distribuidora de Material Didático, 2000.
TRINDADE, E.M.C.; ANDREAZZA, M.L. Cultura e educação no Paraná.
Curitiba: SEED, 2001.
Publicado
2013-12-30
Como Citar
FERREIRA, N. S. Centenário do Nascimento Do Prof. Lauro Esmanhoto: História de uma Vida que Continua Viva na Adminstração da Educação no Paraná e no Brasil. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 8, n. 20, p. 37-54, 30 dez. 2013.