História difícil, ensino de História e revisionismos
Resumo
Discute o ensino de História a partir da Educação Histórica, o conceito de História Difícil e o revisionismo que vem avançando no século XXI. Está fundamentado nos aportes teóricos de Bodo von Borries (2011. 2016), Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt (2011, 2015, 2016, 2018) e Jörn Rüsen (2001, 2007, 2015, 2016, 2021). Analisa como o ensino de História vem se desenvolvendo no Brasil, tendo como referencial da Educação Histórica, conceitua a História Difícil e discorre como este conceito pode ser entendido no Ensino de História em face dos avanços do revisionismo na sociedade brasileira, que tem cada vez mais um caráter conservador e com aspectos reacionários. Defende que o ensino de História deve ser historicamente situado na epistemologia da História e que a Educação Histórica se configura como campo teórico-metodológico que permite que o ensino de História possa enfrentar os ataques revisionistas a partir da afirmação da cientificidade da ciência histórica. Sendo assim, o ensino de História deve responder as carências de orientação dos professores e estudantes com o estudo do passado, tendo como ponto de partida o presente ancorado na ciência da História, entendendo como necessária o confronto com fatos da Historia Difícil.
Palavras- chave: História Difícil; Ensino de História; Educação Histórica; Revisionismo, Professores.
Copyright (c) 2025 Rita de Cassia Gonçalves

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.