História difícil, ensino de História e revisionismos

  • Rita de Cassia Gonçalves Universidade Tuiuti do Paraná - Curitiba, PR

Resumo

Discute o ensino de História a partir da Educação Histórica, o conceito de História Difícil e o revisionismo que vem avançando no século XXI. Está fundamentado nos aportes teóricos de Bodo von Borries (2011. 2016), Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt (2011, 2015, 2016, 2018) e Jörn Rüsen (2001, 2007, 2015, 2016, 2021). Analisa como o ensino de História vem se desenvolvendo no Brasil, tendo como referencial da Educação Histórica, conceitua a História Difícil e discorre como este conceito pode ser entendido no Ensino de História em face dos avanços do revisionismo na sociedade brasileira, que tem cada vez mais um caráter conservador e com aspectos reacionários. Defende que o ensino de História deve ser historicamente situado na epistemologia da História e que a Educação Histórica se configura como campo teórico-metodológico que permite que o ensino de História possa enfrentar os ataques revisionistas a partir da afirmação da cientificidade da ciência histórica. Sendo assim, o ensino de História deve responder as carências de orientação dos professores e estudantes com o estudo do passado, tendo como ponto de partida o presente ancorado na ciência da História, entendendo como necessária o confronto com fatos da Historia Difícil.

Palavras- chave: História Difícil; Ensino de História; Educação Histórica; Revisionismo, Professores.

Publicado
2025-04-15
Como Citar
GONÇALVES, R. DE C. História difícil, ensino de História e revisionismos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 54, p. 169-180, 15 abr. 2025.