Patrimônio e Educação Infantil: a presença de fontes patrimoniais no currículo municipal de Curitiba/PR
Resumo
Este estudo analisa a presença de fontes patrimoniais no currículo da Educação Infantil do município de Curitiba/PR, sob a perspectiva da Educação Histórica. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, examinou as diretrizes curriculares municipais, identificando referências ao patrimônio cultural e sua potencialidade para a construção do pensamento histórico das crianças pequenas. Os resultados indicam que, embora o documento valorize a cultura e as interações das crianças com seu entorno, não há orientações explícitas para o uso pedagógico de fontes patrimoniais. Essa ausência evidencia uma lacuna na articulação entre Educação Infantil e a introdução de conceitos históricos, limitando a formação da consciência temporal e da noção de pertencimento das crianças. Conclui-se que a inclusão intencional de fontes patrimoniais no currículo pode enriquecer as experiências de aprendizagem, promovendo um ensino de história mais significativo desde os primeiros anos de escolarização.
Copyright (c) 2025 Dioury de Andrade Bueno, Ana Claudia Urban

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