Patrimônio e Educação Infantil: a presença de fontes patrimoniais no currículo municipal de Curitiba/PR

Resumo

Este estudo analisa a presença de fontes patrimoniais no currículo da Educação Infantil do município de Curitiba/PR, sob a perspectiva da Educação Histórica. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, examinou as diretrizes curriculares municipais, identificando referências ao patrimônio cultural e sua potencialidade para a construção do pensamento histórico das crianças pequenas. Os resultados indicam que, embora o documento valorize a cultura e as interações das crianças com seu entorno, não há orientações explícitas para o uso pedagógico de fontes patrimoniais. Essa ausência evidencia uma lacuna na articulação entre Educação Infantil e a introdução de conceitos históricos, limitando a formação da consciência temporal e da noção de pertencimento das crianças. Conclui-se que a inclusão intencional de fontes patrimoniais no currículo pode enriquecer as experiências de aprendizagem, promovendo um ensino de história mais significativo desde os primeiros anos de escolarização.

Biografia do Autor

Ana Claudia Urban, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná 

http://lattes.cnpq.br/1355400163710343

https://orcid.org/0000-0001-9957-8838

E-mail: claudia.urban@ufpr.br

Dioury de Andrade Bueno

Dioury de Andrade Bueno
Professor da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6985-2920
http://lattes.cnpq.br/5804907602546796

Publicado
2025-04-15
Como Citar
URBAN, A.; DE ANDRADE BUENO, D. Patrimônio e Educação Infantil: a presença de fontes patrimoniais no currículo municipal de Curitiba/PR. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 54, p. 95-109, 15 abr. 2025.