Aprendizagem histórica humanista como fundamento para a Educação Histórica: uma investigação metacognitiva sobre as concepções sobre didática da História de professores historiadores em formação inicial

Resumo

Esta pesquisa analisa o significado do campo de investigação da Educação Histórica para a Didática da História, entendida como a função pública do conhecimento histórico, com base na teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen. O estudo investiga como a aprendizagem histórica é construída na relação entre jovens e o passado a partir da abordagem metodológica vinculada à cognição histórica situada (Schmidt, 2009), focando nas formas de compreensão do ensino e aprendizagem históricas como eixo para compreender como jovens professores historiadores em formação inicial compreendem a didática da história. Um estudo exploratório baseado na metacognição histórica com 36 licenciandos em História (UFMT, 2021) revelou mudanças nas concepções sobre Didática da História: inicialmente associada a metodologias de ensino de história, após intervenções pedagógicas, passou a ser vista como epistemologia da aprendizagem histórica, crítica à transposição didática e vinculada à uma didática humanista do conhecimento histórico. Os resultados destacam a necessidade de superar abordagens desumanizadoras (como as pedagogias de competências) em prol de uma Didática da História humanista, que integre narrativas juvenis e artefatos culturais para gerar sentido temporal. Conclui-se que a Educação Histórica deve reconectar ciência histórica e vida prática, resgatando a cultura histórica como ferramenta de orientação para a práxis social, em diálogo com as demandas do século XXI.

Biografia do Autor

Marcelo Fronza, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor e pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso/ Estado do Mato Grosso 

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná 

https://orcid.org/0000-0002-4512-7027 

http://lattes.cnpq.br/0732803418759032

E-mail: fronzam34@yahoo.com.br

Publicado
2025-04-15
Como Citar
FRONZA, M. Aprendizagem histórica humanista como fundamento para a Educação Histórica: uma investigação metacognitiva sobre as concepções sobre didática da História de professores historiadores em formação inicial. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 54, p. 128-154, 15 abr. 2025.