Aprendizagem histórica humanista como fundamento para a Educação Histórica: uma investigação metacognitiva sobre as concepções sobre didática da História de professores historiadores em formação inicial
Resumo
Esta pesquisa analisa o significado do campo de investigação da Educação Histórica para a Didática da História, entendida como a função pública do conhecimento histórico, com base na teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen. O estudo investiga como a aprendizagem histórica é construída na relação entre jovens e o passado a partir da abordagem metodológica vinculada à cognição histórica situada (Schmidt, 2009), focando nas formas de compreensão do ensino e aprendizagem históricas como eixo para compreender como jovens professores historiadores em formação inicial compreendem a didática da história. Um estudo exploratório baseado na metacognição histórica com 36 licenciandos em História (UFMT, 2021) revelou mudanças nas concepções sobre Didática da História: inicialmente associada a metodologias de ensino de história, após intervenções pedagógicas, passou a ser vista como epistemologia da aprendizagem histórica, crítica à transposição didática e vinculada à uma didática humanista do conhecimento histórico. Os resultados destacam a necessidade de superar abordagens desumanizadoras (como as pedagogias de competências) em prol de uma Didática da História humanista, que integre narrativas juvenis e artefatos culturais para gerar sentido temporal. Conclui-se que a Educação Histórica deve reconectar ciência histórica e vida prática, resgatando a cultura histórica como ferramenta de orientação para a práxis social, em diálogo com as demandas do século XXI.
Copyright (c) 2025 Marcelo Fronza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.