Memórias e representações femininas em museu, cultura material e ensino de História
Resumo
Este artigo apresenta a investigação ( pesquisa em andamento) sobre a educação em museus históricos e a igualdade de gênero, em que se prioriza analisar as representações culturais, políticas e sociais de mulheres e de que forma são apresentadas ao público escolar. Nesse sentido, pontua-se em discutir a história das mulheres/gênero numa concepção atrelada à museologia de gênero, fundamentando as leituras de mundo e sensibilização cultural em espaços dos museus. Destacamos neste artigo, a reflexão sobre três mulheres, ( Anita Garibaldi, Maria Quitéria e Eva Maria de Jesus (Tia Eva) em três museus históricos de regiões do Brasil, a partir do que se ensina sobre elas nos museus, suas representações e suas histórias de liderança. Os acervos dos museus históricos no Brasil: Museu do Ipiranga (São Paulo), Museu Anita Garibaldi (Laguna/SC), Museu José Antônio Pereira/MS com a abordagem teórica acerca da construção da memória, das possibilidades e problematizações sobre ensinar acerca das mulheres, num panorama de uma liderança ou companheira de um homem. As exposições e documentos que são utilizados no setor educativo dos museus é o norteador da reflexão da pesquisa. Metodologicamente analisa as coleções, exposições que são utilizadas no setor educativo dos museus. Pensar sobre as práticas educativas dos museus que versam sobre as narrativas, memórias, imagens, contextos e que encaminham para a formação da consciência histórica, pensando o museu histórico como parte do patrimônio. Em outras palavras, pretende-se analisar a constituição histórico-educativa de aprendizagem nos museus, em que a se constitua como ‘lugar’de pertença feminino, contribuindo para a partilha de memórias de um espaço, dos saberes femininos/feministas e de igualdade de gênero
Copyright (c) 2025 Jaqueline Ap. Martins Zarbato

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