A Implementação das zonas de influência pedagógica (ZIP) no contexto educacional: Decorrências na progressão da carreira e desenvolvimento profissional dos professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões na experiência de professores do ensino primário e Iº ciclo sobre a implementação das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) no contexto educacional angolano, sua influência na progressão na carreira e desenvolvimento profissional. Utilizando uma abordagem qualitativa com base na Hermenêutica Filosófica, inicialmente é apresentado a génese do projeto bem como a evolução da definição do termo ZIP no contexto internacional e nacional. Em seguida, são expostos os resultados de uma experiência das atividades da ZIP envolvendo professores do ensino primário e primeiro ciclo das províncias de Benguela, Huambo e Namibe. Os achados revelam as motivações, avaliações, aprendizagens e dificuldades enfrentadas durante a implementação das ZIP. Os professores entrevistados nas três províncias revelaram um cenário binário, onde as ZIP são reconhecidas por seus benefícios teóricos, mas existem barreiras consideráveis em sua aplicação prática. Ficou comprovado que a melhoria das atividades da ZIP passa pela superação das deficiências materiais, metodológicas, humanas e pelo reconhecimento formal da formação contínua, assegurando assim um impacto duradouro e positivo na carreira e na prática pedagógica dos professores angolanos.

Biografia do Autor

Efraim Tchissingui Soma, Escola Superior Pedagógica do Bié - Angola

Doutorando em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana -UNINI - México. Professor na Escola Superior Pedagógica do Bié - Angola.

Vilmar Alves Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT

Doctor en Educación. Profesor en la  Universidade do Estado  do Mato Grosso - PPGEDU-UNEMAT - Brasil y Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México y Puerto Rico.   Beca de Productividad del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico - CNPq, en Educación PQE. Correo: vilmar.pereira@unemat.br

 

Publicado
2025-07-09
Como Citar
SOMA, E.; PEREIRA, V. A Implementação das zonas de influência pedagógica (ZIP) no contexto educacional: Decorrências na progressão da carreira e desenvolvimento profissional dos professores. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. n.55, p. 9-32, 9 jul. 2025.