A Implementação das zonas de influência pedagógica (ZIP) no contexto educacional: Decorrências na progressão da carreira e desenvolvimento profissional dos professores
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões na experiência de professores do ensino primário e Iº ciclo sobre a implementação das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) no contexto educacional angolano, sua influência na progressão na carreira e desenvolvimento profissional. Utilizando uma abordagem qualitativa com base na Hermenêutica Filosófica, inicialmente é apresentado a génese do projeto bem como a evolução da definição do termo ZIP no contexto internacional e nacional. Em seguida, são expostos os resultados de uma experiência das atividades da ZIP envolvendo professores do ensino primário e primeiro ciclo das províncias de Benguela, Huambo e Namibe. Os achados revelam as motivações, avaliações, aprendizagens e dificuldades enfrentadas durante a implementação das ZIP. Os professores entrevistados nas três províncias revelaram um cenário binário, onde as ZIP são reconhecidas por seus benefícios teóricos, mas existem barreiras consideráveis em sua aplicação prática. Ficou comprovado que a melhoria das atividades da ZIP passa pela superação das deficiências materiais, metodológicas, humanas e pelo reconhecimento formal da formação contínua, assegurando assim um impacto duradouro e positivo na carreira e na prática pedagógica dos professores angolanos.
Copyright (c) 2025 Efraim Tchissingui Soma, Vilmar Alves Pereira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.