Espaços urbanos como lugares de aprendizagem de História em Portugal
Resumo
Este artigo destaca a importância da cultura material na educação histórica, enfatizando a necessidade de relacionar objetos e locais com problemas históricos para estimular o questionamento crítico dos alunos. A utilização educativa de fontes patrimoniais, não se limitando a museus, pode proporcionar experiências desafiadoras, que levem a aprendizagens significativas. As práticas educativas tradicionais muitas vezes não refletem a diversidade das sociedades, perpetuando narrativas tradicionais. A interpretação crítica do património desafia preconcepções, promovendo reflexões sobre identidade e memória. Destaca-se, por isso, a necessidade de mudança na metodologia de ensino, passando de uma mera transmissão de conhecimento para abordagens interativas que incentivem o questionamento e a análise crítica, visando aprimorar a compreensão histórica dos alunos. A atividade educativa teve como foco a formulação de questões para desenvolver competências históricas dos alunos na interpretação de fontes patrimoniais, problematizando e contextualizando-as historicamente. O estudo envolveu grupos de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico do norte de Portugal que realizaram um percurso urbano em locais relacionados com o início da industrialização e seus reflexos na sociedade da época. O estudo revelou que, embora os alunos tenham assimilado alguns princípios do método histórico, demonstraram dificuldades na aplicação prática desses princípios. A pesquisa destaca a importância de preparar os alunos para interpretar criticamente as fontes em articulação com os seus contextos históricos.
Copyright (c) 2025 Maria Helena Pinto

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