Contribuições do pensamento gramsciano para a educação das crianças

  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Maria Helena da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Fundamentado na filosofia da práxis, o presente texto tem por objetivo apresentar discussões a respeito da educação de crianças e da responsabilidade familiar no processo educativo, tendo como pressuposto a formação de pessoas capazes de transformar a realidade em que vivem. Para isso, a partir de pesquisa bibliográfica em escritos gramscianos em cotejamento com autores contemporâneos, o texto indica aspectos que contribuem para a formação integral da criança, tais como: disciplina, relação com a natureza e hábitos de estudo. Tais aspectos são cotejados com a responsabilidade familiar em relação ao desenvolvimento infantil, tendo em vista o compromisso com uma educação que possibilite a liberdade das futuras gerações e a construção de uma sociedade justa e igual.

 

Biografia do Autor

Maria Helena da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Publicado
2025-07-09
Como Citar
FLACH, S.; SILVA, M. Contribuições do pensamento gramsciano para a educação das crianças. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. n.55, p. 168-186, 9 jul. 2025.