Ensino de História e gênero: entre a construção do conhecimento e a pesquisa

Resumo

O objetivo deste artigo é levantar algumas questões com relação à questão de gênero e ensino da história, entendido como um campo em construção. Logo, busca-se apresentar a relação entre o ensino de história e as demandas contemporâneas pela inserção de novos sujeitos e novas formas de sexualidade no âmbito social. Para além, buscamos demonstrar a importância das novas epistemologias para o ensino de história, como a decolonialidade, cujo objetivo maior é contribuir para a formação crítica de alunas e alunos.  Este pode ser um ponto de partida para o maior desenvolvimento da relação entre ensino de história e gênero e, também, para a construção de conhecimento relacionado à aérea do ensino da história. Para tanto, buscou-se o levantamento bibliográfico e a problematização deste, com o objetivo de contribuir para os debates em torno de um campo em construção.

Biografia do Autor

Fernanda de Santos Nascimento, Universidade Federal do Pampa

Professora substituta na Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA- Campus Jaguarão

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

https://orcid.org/0009-0009-5509-6517 

http://lattes.cnpq.br/1032126849942458

 

 

Publicado
2025-04-15
Como Citar
NASCIMENTO, F. Ensino de História e gênero: entre a construção do conhecimento e a pesquisa. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 54, p. 181-199, 15 abr. 2025.