A aula como acontecimento e arquivo da docência: Singularidades formativas

Resumo

Neste trabalho, refletimos sobre a aula como acontecimento e arquivo, a partir de uma pesquisa bibliográfica acerca do tema “memória, narrativa e docência”. Para a fundamentação do estudo, empregamos as ideias de Assmann (2008, 2011), Bosi (2022), Candau (2016), Certeau (1994), Fontana (2001), Halbwachs (1990), Pollak (1992), Portelli (2016), Ricoeur (1988, 2007), Rios (2008), Tardif (2012), dentre outros autores. A aula é um acontecimento feito no processo de (des)encontros em partilhas, palavras, esquecimentos e silenciamentos, em memórias que operam como organizadoras das percepções. Geralmente, percebemos que a aula é um momento singular a todos os envolvidos, o que impossibilita descrever sua originalidade situacional, pois, em cada temporalidade, ela assume novas configurações e retomadas de sentidos das experiências e vivências compartilhadas, ou seja, se previamente organizada e planejada pelo professor, é ressignificada e (re)inscrita nas práticas cotidianas (Certeau, 1994). Esperamos que os debates sinalizados na investigação podem operar outros mecanismos de compreensão acerca da aula como acontecimento e arquivo narrativo da docência, por ser um espaço-tempo de construção e reverberação do saber-fazer docente como operadores permanentes em construção e ressignificação.

Biografia do Autor

Sebastião Kennedy Silva Soares, Universidade Federal do Tocantins

 Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  

Ana Lúcia Guedes-Pinto, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Unicamp.  Doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP e Livre Docência na área de Teoria Pedagógica pela FE/UNICAMP

Publicado
2025-07-09
Como Citar
SOARES, S. K.; GUEDES-PINTO, A. L. A aula como acontecimento e arquivo da docência: Singularidades formativas. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. n.55, p. 116-133, 9 jul. 2025.