A aula como acontecimento e arquivo da docência: Singularidades formativas
Resumo
Neste trabalho, refletimos sobre a aula como acontecimento e arquivo, a partir de uma pesquisa bibliográfica acerca do tema “memória, narrativa e docência”. Para a fundamentação do estudo, empregamos as ideias de Assmann (2008, 2011), Bosi (2022), Candau (2016), Certeau (1994), Fontana (2001), Halbwachs (1990), Pollak (1992), Portelli (2016), Ricoeur (1988, 2007), Rios (2008), Tardif (2012), dentre outros autores. A aula é um acontecimento feito no processo de (des)encontros em partilhas, palavras, esquecimentos e silenciamentos, em memórias que operam como organizadoras das percepções. Geralmente, percebemos que a aula é um momento singular a todos os envolvidos, o que impossibilita descrever sua originalidade situacional, pois, em cada temporalidade, ela assume novas configurações e retomadas de sentidos das experiências e vivências compartilhadas, ou seja, se previamente organizada e planejada pelo professor, é ressignificada e (re)inscrita nas práticas cotidianas (Certeau, 1994). Esperamos que os debates sinalizados na investigação podem operar outros mecanismos de compreensão acerca da aula como acontecimento e arquivo narrativo da docência, por ser um espaço-tempo de construção e reverberação do saber-fazer docente como operadores permanentes em construção e ressignificação.
Copyright (c) 2025 Sebastião Kennedy Silva Soares, Ana Lúcia Guedes-Pinto

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