Elementos de relações adulto-criança na educação infantil: Uma revisão sistemática
Resumo
Os processos participativos na Educação Infantil promovem inclusão de crianças nas tomadas de decisões escolares. Com a participação, incentiva-se uma educação democrática e de qualidade, desempenhando um papel significativo no enfrentamento das desigualdades provenientes de visões adultocêntricas. Nesse sentido, o objetivo desta revisão é o de analisar as relações entre adultos e crianças em pesquisas na área de educação/ensino, especificamente pela análise de três aspectos: a participação, a relação adulto-criança e as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento da revisão foram utilizadas as orientações de Mainardes (2009). Ao todo 21 trabalhos compõem a revisão. Estes foram publicados entre os anos 2007 e 2024. Os dados coletados foram organizados em uma tabela que demonstra os dados dos artigos utilizados e três categorias de análise: participação; relação adulto-criança; e práticas pedagógicas. Esta revisão concluiu que: a participação infantil ressalta uma abordagem democrática e holística que reconheça a criança como um ator social competente; o papel do adulto é criar um ambiente que permita à criança expressar suas intenções e interesses, havendo a necessidade de uma reformulação das práticas pedagógicas e da compreensão das crianças como agentes sociais competentes. Como conclusão, ressalta-se que colocar a criança no centro do processo de aprendizagem significa promover sua autonomia e protagonismo.
Copyright (c) 2025 Leticia de Fatima Macedo Cabral, João Carlos Pereira de Moraes, Gisele Brandelero Camargo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.