Elementos de relações adulto-criança na educação infantil: Uma revisão sistemática

  • Leticia de Fatima Macedo Cabral
  • João Carlos Pereira de Moraes UTFPR
  • Gisele Brandelero Camargo

Resumo

Os processos participativos na Educação Infantil promovem inclusão de crianças nas tomadas de decisões escolares. Com a participação, incentiva-se uma educação democrática e de qualidade, desempenhando um papel significativo no enfrentamento das desigualdades provenientes de visões adultocêntricas. Nesse sentido, o objetivo desta revisão é o de analisar as relações entre adultos e crianças em pesquisas na área de educação/ensino, especificamente pela análise de três aspectos: a participação, a relação adulto-criança e as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento da revisão foram utilizadas as orientações de Mainardes (2009). Ao todo 21 trabalhos compõem a revisão. Estes foram publicados entre os anos 2007 e 2024. Os dados coletados foram organizados em uma tabela que demonstra os dados dos artigos utilizados e três categorias de análise: participação; relação adulto-criança; e práticas pedagógicas. Esta revisão concluiu que: a participação infantil ressalta uma abordagem democrática e holística que reconheça a criança como um ator social competente; o papel do adulto é criar um ambiente que permita à criança expressar suas intenções e interesses, havendo a necessidade de uma reformulação das práticas pedagógicas e da compreensão das crianças como agentes sociais competentes. Como conclusão, ressalta-se que colocar a criança no centro do processo de aprendizagem significa promover sua autonomia e protagonismo.

Publicado
2025-07-09
Como Citar
CABRAL, L. DE F.; MORAES, J.; CAMARGO, G. Elementos de relações adulto-criança na educação infantil: Uma revisão sistemática. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. n.55, p. 154-167, 9 jul. 2025.