A Formação dos profissionais da creche dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba/Paraná: Um contexto de desigualdades
Resumo
O artigo objetiva identificar e analisar a formação dos profissionais da creche que atuam nas redes públicas de ensino dos municípios que compõem o Primeiro Anel Metropolitano de Curitiba. Para realização da análise quantitativa recorre-se aos microdados do Censo Escolar de 2020 e, para fundamentá-la, são utilizados documentos normativos nacionais (Brasil, 1988; Brasil, 1990; Brasil, 1996; Brasil, 2009c; Brasil, 2014) e estudos relacionados: ao direito à Educação Infantil (Taporosky; Silveira, 2019; Taporosky; Silveira, 2022), às especificidades das práticas educativas (Brasil, 2009a; Brasil, 2009b; Brasil, 2017) e à formação dos profissionais (Cerisara, 2002; Côco, 2015; Côco; Vieira; Giesen, 2019; Côco, 2022). É possível identificar desigualdades na formação entre docentes e auxiliares numa mesma rede de ensino, assim como na formação desses profissionais entre os municípios analisados. Na maioria dos municípios há percentuais expressivos de auxiliares que não possuem formação específica para atuarem na Educação Infantil. Em relação aos docentes, a maioria possui formação em ensino superior (licenciatura) com pós-graduação, seguida de ensino superior (licenciatura) ou complementação pedagógica. Porém, em um dos municípios mais de um terço dos docentes não possui a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, e em outros cinco municípios há um percentual menos significativo de docentes nessa mesma condição.
Copyright (c) 2025 Etiane de Fatima Theodoroski, Rubian Mara de Paula

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